1º Encontro Desportivo da Apae Guararema é marcado pela inclusão e respeito

Com a participação de instituições de 12 municípios, evento foi realizado nesta sexta-feira, no Ginásio Municipal Lázaro Germano, no bairro Ipiranga

Na última sexta-feira (7) o Ginásio Municipal Lázaro Germano, no bairro Ipiranga, em Guararema, foi palco para um verdadeiro show de esporte e inclusão. Ao todo, 12 instituições de 13 municípios passaram por lá pelo 1º Encontro Desportivo da Apae Guararema.

As atividades tiveram início às 12 horas, com a fanfarra da Escola Estadual Doutor Roberto Feijó, de Guararema, recebendo as delegações com alunos assistidos pelas Apaes de Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Guarulhos, São José dos Campos, São Sebastião, Caraguataruba, Ilhabela, e ainda da Associação Paradesportiva Educacional de Jacareí (Apejac), do Centro de Convivência de Suzano, e do Departamento de Educação Especial da Itaquaquecetuba.

Com todos os atletas já posicionados foi realizada a cerimônia de abertura, que teve direito a “pira olímpica” acesa não com fogo, mas sim com papel celofane colorido. Houve volta simbólica dos atletas pela quadra e então a cerimônia, com a presença do prefeito de Guararema, o Zé, da presidente da Apae Guararema, Vanessa Noronha Leite, de representantes das demais instituições e da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (Feapae) e também dos vereadores André Aparecido Alves de Araújo, Sidnei Santos Leal e Maria de Fátima Soares Pereira de Souza, além dos secretários municipais Fernando Campagnoli Benitez Braga, de Governo e Relações Institucionais, e Eduardo Maia da Silva, de Gabinete.

“Hoje é um dia de muita alegria. Estamos celebrando a prática de atividades físicas, claro, mas mais do que isso, estamos principalmente celebrando a inclusão e o fato de que as pessoas com deficiência podem e merecem tudo o que quiserem”, resumiu o prefeito de Guararema, o Zé, na fala de abertura, onde ele enalteceu, em nome do deputado federal Marcio Alvino, o trabalho de todas as Apaes.

Entre as modalidades disputadas estão corrida 20 metros livre e 40 metros com obstáculos, lançamento ao cesto, arremesso de peso e cabo de guerra. Durante o evento, mais do que a competição, prevaleceu a superação, a determinação e o respeito por todos, que ganharam medalhas no final.