Abril Azul: Prefeitura de Guararema reforça ações de inclusão e conscientização sobre o autismo

Durante o mês de conscientização sobre o autismo, ações das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação e Educação fortalecem mensagens de compreensão e respeito


A Prefeitura de Guararema preza pela inclusão e pelo respeito a todos. Por isso, neste Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Administração Municipal reforça ações de respeito e inclusão em toda a cidade.

Exemplos de atividades são as coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, que realiza abordagem do tema nesta terça-feira (2), quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no Centro Socioeducativo (CSE) do Paratei, e também na quinta-feira (4), no CSE do Guanabara.

Em ambas as oportunidades, o público assistido pelos equipamentos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participará de rodas de conversa e confeccionará painéis a partir da pintura das mãos com as cores do tema.

Além disso, a Secretaria de Educação também preparou duas oportunidades de conscientização na Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) “Adibe Sayar Daher”, no bairro Itapema.

A primeira delas será no dia 9, pelo projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que envolve pais, responsáveis e demais integrantes da comunidade escolar em um diálogo aberto. Já a segunda, no dia 16, será a formação “A Neurociência Aplicada à Ed. Inclusiva”, voltada aos professores e educadores.

Além da Emec, que conta com estrutura completa para atender aos estudantes da Rede Municipal com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, um dos maiores símbolos de inclusão do município é a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), que tem base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20).

Emitida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, a carteirinha garante avanços nos direitos de pessoas com TEA e políticas públicas de inclusão, como prioridade em atendimento em bancos, mercados, órgãos públicos em geral e estacionamentos, entre outros.

“Respeito e inclusão são obrigatórios em nosso município. Nos preocupamos diariamente com o bem-estar e a inserção de todos os autistas em todos os ambientes e em todas as programações”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé.

A Prefeitura também promove a inclusão nos pontos turísticos e eventos, a exemplo da programação Guararema Cidade Natal, que teve em 2023 a edição mais acessível e inclusiva da história do município.

Além de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outras medidas, às terças-feiras da agenda todas as atividades tiveram o volume mais baixo. Também houve empréstimo gratuito, durante todo o evento, de abafadores auditivos de ruído para pessoas com TEA ou sensibilidade sonora.

E para completar, o Guararema Cidade Natal também teve a Sala Multissensorial, um ambiente “de descompressão” com profissionais especializados, espaço silencioso e adequado para o acolhimento de pessoas com TEA, síndrome de Down ou com sensibilidade sensorial.