Unidades Educacionais

Educação Infantil

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR

Missão
Promover ações de defesa de direitos em prol do bem estar dos munícipes na valorização da diversidade e garantia do exercício da cidadania.

Atendimento
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” (SEESP/MEC, 2008). É um procedimento definido por uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar o Ensino Regular. Sendo assim, em equipe multidisciplinar, organizam-se estratégias com vistas à valorização das habilidades, buscando implementar soluções otimizadoras para os envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem.

Público-alvo
Reitera-se que o público-alvo se trata de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, que apresentam múltiplas deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Entre essas citamos como por exemplo: deficiência auditiva, visual, intelectual, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Síndrome de Down, entre outros.

Objetivo
O objetivo desta unidade escolar é de implementar e executar políticas públicas de inclusão social às crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, preferencialmente inseridos na rede regular de ensino, conforme necessidade identificada por meio de avaliação, promovendo acesso ao currículo adaptado, colaborando com o processo de construção de autonomia na realização de tarefas e de atividades básicas de vida diária. Esse serviço diferencia-se da atividade de sala de aula comum, de forma a complementar, suplementar e apoiar o processo de escolarização.

 

A escola
A EMEC – Escola Municipal de Educação Complementar “Adibe Sayar Daher” possui capacidade para atender 120 alunos. Os ambientes foram projetados com acessibilidade total. Possui salas estruturadas para o atendimento, espaços para prática esportiva e de atividades culturais. Contamos com equipe multidisciplinar formada por profissionais como: Professores, Professores Especialistas (Professor de Arte e Professor de Educação Física), Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional e Psicopedagoga. A Escola atende aos alunos em contraturno com a Rede Regular de Ensino.

Horário e dia de triagem:
Todas as quintas-feiras às 10h.

Endereço e contato:
1- Escola Municipal de Ensino Complementar “Adibe Sayar Daher”
End.:  Avenida Dr. Adhemar de Barros 26 (esquina com a Rua Lázaro Germano) Bairro: Itapema   Cidade: Guararema   Estado: São Paulo   CEP: 08900.000
Tel.: 4695-2289
Responsável: Paula Oliveira Ferrianci