COLETA SELETIVA

A Coleta Seletiva é o recolhimento específico dos diversos tipos de resíduos que são previamente separados nas fontes geradoras, recolhidos e levados para seu reaproveitamento. Os resíduos recolhidos pela Coleta Seletiva não são os Rejeitos, ou seja, aqueles que não têm aproveitamento algum, também chamados de “lixo”.

Em Guararema a Coleta Seletiva porta a porta iniciou-se em Dezembro de 2017 e tem avançado nos bairros gradativamente.

 

A IMPORTÂNCIA DE SEPARAR E DESTINAR CORRETAMENTE OS RESÍDUOS

Todos os cidadãos são responsáveis por aquilo que adquirem ou produzem, bem como têm responsabilidade no momento do descarte, quando não utilizam mais aquele item. Portanto, no momento de descartar é preciso que se faça de forma correta o descarte, pois muitos resíduos descartados podem ser reaproveitados, transformando-se em novos produtos ou contribuindo na nutrição de outros. Outro fator é que a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente, para evitar a disseminação de doenças ou ainda para gerar renda para muitas pessoas.

 

RECICLÁVEIS

A coleta de recicláveis em Guararema é feita de duas formas, através dos PEV’s – Pontos de Entrega Voluntária e da coleta porta a porta.

 

COLETA SELETIVA PORTA A PORTA

– D’Ajuda, Jardim Itapema, Itapema, itaóca, Freguesia da Escada e Vale dos Eucaliptos – Terças feiras;

– Ipiranga e Morro Branco – Quartas feiras;

– Morro Branco – Quartas feiras;

– Centro, Nogueira e Dona Anísia – Quintas feiras;

– Comércios – Segundas, quartas e sextas-feiras;

Os materiais destinados à reciclagem devem ser colocados na porta até às 13 horas e precisam estar limpos, secos e separados, para facilitar a retirada dos itens pelos agentes da Cooperativa Guararecicla, responsável pelo serviço. No dia de coleta seletiva, não há coleta de lixo comum.

 

COLETA VIA PEV – PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA

A Coleta Seletiva é complementada por diversos PEV’s espalhados pela cidade, também onde não há ainda a Coleta Seletiva porta a porta. Nestes locais os cidadãos podem depositar todos os tipos de resíduos recicláveis, secos e limpos.