Com atividades esportivas e culturais, Prefeitura de Guararema entrega Espaço Multiuso Parateí

Construído a partir de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, equipamento que leva o nome de Francisco Antonio Candido foi inaugurado neste sábado (8)

Com uma manhã inteira de apresentações de música, ginástica rítmica, taekwondo e capoeira, além de atividades de basquete, xadrez gigante, cantinho da leitura e oficina de balangandã, a inauguração do Espaço Multiuso Paratei “Francisco Antonio Candido”, em Guararema, foi um sucesso neste sábado (8).

Todos os moradores puderam participar e conhecer o novo equipamento, construído a partir de uma parceria entre Prefeitura de Guararema e Governo do Estado de São Paulo.

Fruto de um convênio de R$ 834.690,05 com a Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais, intermediado pelo deputado estadual e presidente da Alesp André do Prado e pelo deputado federal Marcio Alvino, o equipamento funciona já a partir de segunda-feira (10) no número 365 da Avenida Parateí, com atividades esportivas gratuitas que têm inscrições abertas.

Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e Cultura e Turismo, o evento de entrega do Espaço Multiuso Parateí teve participação dos alunos de Ginástica Rítmica, Taekwondo com mestre Tércio Bischof e Capoeira com mestre Nil, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e também da Banda Municipal de Guararema, a Bamugua, bem como dos moradores do bairro, que puderam se divertir e também contemplar a beleza das práticas esportivas e culturais que serão realizadas no local.

Além da presença do prefeito Zé, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carmen Rosana de Moura Santos Pierucetti, e também da filha Pietra Freire e o genro Cleiton Ribas, também participaram o vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues, todos os vereadores da cidade e todos os secretários municipais, em especial os gestores das pastas responsáveis pelas atividades que serão realizadas no endereço, Eduardo Theodoro Sanchez Silva, adjunto de Esportes e Lazer, e Mateus Sartori, titular de Cultura e Turismo.

“Estamos trabalhando bastante por Guararema toda, e não poderia ser diferente aqui no Parateí, que passa a ter um prédio público para a realização de atividades esportivas e culturais. A localização é estratégica, a estrutura é de primeira e as possibilidades são muitas”, disse o prefeito de Guararema, o Zé, que no discurso agradeceu também ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab e aos deputados André do Prado e Marcio Alvino pela intermediação.

“Nós podemos fazer escolas, creches, unidades de saúde, pavimentação. Mas o que eu e todo o time da Prefeitura que acorda cedo e dá o máximo de si faz, é cuidar de gente, é cuidar da nossa gente. E é isso o que este espaço representa: mais esporte e lazer, mais cultura e arte, mais convívio social, mais qualidade de vida, e tudo isso com acesso gratuito”, completou Zé.

Além do prefeito, do vice-prefeito Odvane Rodrigues e da presidente da Câmara Municipal de Guararema, Vanessa Martins, outras autoridades estavam no palco também.

Todos os vereadores de Guararema marcaram presença: André Augusto de Oliveira, Claudinei Santos de Oliveira, Eduardo Aparecido Moreira Franco, Irineu Cláudio Leite, José Francisco Beraldo Junior, Marcos Wezassek de Britto, Reinaldo Gaspar, Sidnei Santos Leal e Maria de Fátima Soares Pereira de Souza, José Francisco da Fonseca (suplente), além dos suplentes ativos ou que já atuaram desde 2021: André Araújo, Pedro Gabriel do Prado, Valdir Alves Pereira e André Oliveira de Carvalho.

Também estavam no palco o ex-prefeito de Guararema e secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), Adriano de Toledo Leite, o ex-prefeito de Guararema, Vicente Mariano, e o ex-vice prefeito e atual secretário municipal adjunto de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, Dirceu Jacinto Granato.

Após a fala do prefeito e também dos demais presentes, tanto um padre, Devair Marcondes, que é do Parateí, como um pastor, Claudio Aparecido Silva, que é do Parque Agrinco, bairro vizinho, fizeram bençãos ao local.

E no palco, antes do descerramento das placas de inauguração também houve momento especial para homenagem ao patrono, Francisco Antonio Candido, um célebre comerciante do Parateí e pessoa muito querida, que deixou esposa e 15 filhos, muitos dos quais ainda trabalham no bairro. O nome foi indicado pelo vereador Claudinei Santos de Oliveira e a fala foi de Diego Candido, um dos netos de Francisco, que agradeceu pela oportunidade de eternizar o avô.

O evento teve, ainda, a presença dos secretários municipais de Governo e Relações Institucionais, Fernando Campagnoli Benitez Braga, o Fecco; de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes; de Saúde, Adriana Martins; de Finanças e Tributação, Carlos Eduardo Borges Libertúcio; de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Evandra Franco de Melo; de Desenvolvimento Social e Habitação, Natália Campagnoli dos Santos; de Gabinete, Eduardo Maia da Silva, o Gonda (vereador licenciado); de Segurança Pública, Edson Roberto Pinto de Moraes; de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, Evail Gonçalves Junior; de Administração, Juliana Leite da Silva; de Assuntos Jurídicos, Anderson Moreira Bueno; e de Cultura e Turismo, Mateus Sartori; além dos adjuntos Eduardo Theodoro Sanchez Silva, de Esportes e Lazer; Leandro de Leon, de Meio Ambiente; Michael Meyson Bezerra da Silva de Oliveira; de Cultura; Dirceu Jacinto Granato, de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos; Natasha Santos da Silva, de Assuntos Jurídicos; e Andréia Torres do Prado Ratto e Aline Amorim Marques, de Educação.

Participaram ainda a chefe de gabinete da Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, Sandra Regina Olivieri; e a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Camila Borges Pimentel, além de outros diretores e servidores públicos e representantes de entidades e instituições.