Com ponte sobre o rio Paraíba do Sul, ciclovia e nova rua, Prefeitura de Guararema investe em Mobilidade Urbana

Além de incentivar o uso de bicicletas com a construção de ciclovia, a Administração prepara novas conexões entre os bairros Morro Branco e Itaoca e também entre o Centro e Nogueira


Criação de novas rotas de tráfego, incentivo a meios de transporte coletivos e alternativos e adoção de medidas que facilitam o escoamento de caminhões e outros veículos pesados. Tudo isso é Mobilidade Urbana, e a Prefeitura de Guararema, que recentemente ouviu os moradores nas audiências públicas do Mob, o Plano de Mobilidade Urbana, investe em diversas obras nesta área.

Um dos projetos é a já iniciada construção de ponte sobre o rio Paraíba do Sul, interligando os bairros Morro Branco e Itaoca. Por meio de uma moderna estrutura, com rotatória em ambas as extremidades, serão conectadas as ruas João Barbosa de Oliveira e Admeleto Gasparini, facilitando o fluxo de veículos em uma das principais rotas de entrada e saída da cidade.

Além disso, a rua João Barbosa de Oliveira também recebe melhoria no piso asfáltico, novas calçadas e uma importante intervenção: a primeira ciclovia de Guararema, que ao todo terá dois quilômetros contínuos de extensão.

Também está sendo construída uma nova rua que liga os bairros Centro e Nogueira, com conexão direta entre a rua 19 de Setembro, onde estão atrativos como o Cine Guararema e a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, e a rua Marcílio Leite, no Nogueira, ao lado da área de lazer “Professora Luana Bernardo José dos Santos”, onde é realizada a feira livre às sextas-feiras.

Outra conexão será com a rua Dona Laurinda, que deixa de ser uma via sem saída para se tornar alça de acesso ao bairro Nogueira, e portanto, mais uma opção para o livre trânsito dos moradores.

“Guararema cresceu e os projetos de Mobilidade Urbana precisam acompanhar as necessidades dos moradores, que têm o direito de se deslocar de um bairro a outro de maneira rápida e segura. De forma sustentável e ambientalmente correta, estamos criando novas rotas para diminuir o trânsito, para incentivar o uso de bicicletas e principalmente para melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé.

Mais investimentos
Além das intervenções relacionadas à Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Guararema também tem outras diversas obras em andamento, como um novo prédio para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também cinco novas escolas municipais nos bairros Paratei, Jardim Dulce, Morro Branco (Brejo Seco), Nogueira e D’Ajuda (Vale dos Eucaliptos).

Além disso, na área da Saúde, além do Hospital Municipal de Guararema estão em fase final de revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ‘Benedito Antônio Mariano’, no bairro Lambari e ‘Guiomar Franco da Cunha’, no Jardim Dulce.

E há equipamentos de lazer também, como a revitalização do Teatro Municipal, no Centro; a construção de um Centro Multiuso no Paratei, que permitirá a prática de diversas atividades; e ainda de um Centro de Eventos, Convenções e Exposições no Morro Branco.