Consciência Negra: o que abre e o que fecha no feriado em Guararema

Além de abrir todos os pontos turísticos, Prefeitura de Guararema mantém ativos todos os serviços essenciais na segunda-feira (20)

Segunda-feira (20) será feriado em Guararema, que celebra a Consciência Negra. Neste dia não haverá atendimento na Prefeitura, Rede Municipal de Ensino, Unidades Básica de Saúde (UBSs) e demais repartições públicas, porém todos os serviços essenciais seguem sem interrupções.

Isso quer dizer que coleta regular de lixo, velório municipal e atendimentos médicos de urgência funcionam normalmente. Em casos de emergência é possível ir até a Santa Casa de Misericórdia ou acionar Samu (192) e Bombeiros (193).

Assim como o atendimento no Paço Municipal, a coleta seletiva de recicláveis não será realizada na segunda-feira, retornando na terça-feira. Já o transporte público terá itinerário de feriado na segunda, e para conferir os horários das linhas os munícipes podem entrar em contato com a empresa responsável pelo WhatsApp (11) 97365-7204.

E, como de costume, todos os pontos turísticos funcionarão normalmente. A lista inclui o Recanto do Américo (Pau D’Alho) e o Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”, que contam com pontos instagramáveis, a Ilha Grande, que oferece contato com a natureza, o Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, onde está o Centro Artesanal Dona Nenê, o Parque Municipal da Pedra Montada, que intriga a todos com duas pedras naturalmente sobrepostas, a Vila de Luís Carlos, com opções gastronômicas e visual bucólico, e muitas outras atrações.

Também estarão abertos o Museu Ferroviário Estação Guararema, o Museu Casa da Memória “Antônia Guilherme Franco (Dona Nini)” e o Mercado Municipal de Guararema, que fica na esquina da Praça Coronel Brasílio da Fonseca com o Boulevard Major Paula Lopes, conta com confeitaria, cafeteria, mel e derivados, pães e bolos, geleias e conservas, embutidos e defumados, charcutaria, queijos e massas, cachaças e licores, produtos naturais, flores e muito mais e atende ao público das 10 às 16 horas na segunda-feira (20).t

 

Festival Maria Florência – Consciência e Cultura Preta

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, Guararema terá uma nova edição do Festival Maria Florência – Consciência e Cultura Preta no sábado (18).

A partir das 20 horas, Carla e Raul Nascimento sobem ao palco da Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” com um repertório formado por canções importantes da música brasileira que reverenciam, celebram e gritam a história e a cultura do preto do Brasil. É o show ‘Grito de Angola’, que tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.