Educação de Guararema oferece formações para autismo à equipe da Escola Municipal de Educação Complementar (Emec)

Professoras e coordenadoras que atuam na unidade participaram de palestras sobre aromaterapia e nutrição em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

A Escola Municipal de Educação Complementar Adibe Sayar Daher (Emec) de Guararema realiza constantes formações com a equipe multidisciplinar que atende os alunos. Nas últimas semanas, as professoras e coordenadoras que atuam na unidade participaram de palestras sobre aromaterapia e nutrição em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A pedagoga, bióloga, fitoterapeuta e aromaterapeuta Fernanda Barbezan, que trabalhou o tema ‘O uso da aromaterapia em crianças com TEA’, explicou sobre os aromas encontrados na natureza e que podem ser usados na rotina escolar com divertidas ações, como brincadeiras com caixa dos aromas, garrafa aromática, varal de ervas e rede aromática.

“Tudo isso utilizando uma variedade de aromas, como ervas e temperos, desenvolvendo nas crianças experiências sensoriais e muitas memórias, podendo alterar as emoções e sensações”, explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Além destas atividades, a Emec também recebeu a nutricionista e coach nutricional infantil Cristiane Evangelista Oliveira Teles, que é certificada em Nutrição Funcional na Síndrome de Down, Autismo e TDAH; atenção à reabilitação da pessoa com TEA e outras técnicas.

À equipe de Guararema, ela conversou sobre ‘Como a Nutrição pode ajudar no Autismo’ a partir da “alimentação que acolhe e faz a diferença”. Ao abordar alimentação saudável, produtos in natura, riscos da obesidade infantil e alimentos ultraprocessados, ela alertou sobre riscos como a neuroinflamação.

“O que a criança come ou deixa de comer reflete e muito no quadro geral e comportamento”, disse a especialista, que abordou uma das maiores preocupações dos pais e professores: a seletividade e a dificuldade alimentar.

Além de muitas informações técnicas, com a certeza de que “comer é um ato aprendido”, a nutricionista passou dicas e sugestões de atividades lúdicas, jogos, culinárias, brincadeiras e livros infantis para o estímulo e desenvolvimento da tolerância, integração, sentidos e também degustação de alimentos.

“Ações e formações como estas fortalecem toda a equipe escolar, com informações pontuais e com muitas sugestões de práticas a serem realizadas com os alunos. A missão enquanto profissionais da Educação e Saúde é não somente atender a criança, mas acolher a família com muito respeito e empatia, além de esclarecer a todos com informações”, avalia e finaliza a secretária Clara.

Mais informações sobre o trabalho da Emec estão disponíveis em https://guararema.sp.gov.br/cidadao/educacao/unidades-educacionais/educacao-jovens-e-adultos/.