Escola Municipal de Educação Complementar de Guararema comemora o Dia das Mães com aprendizado e diversão

Alunos da Emec, mães, pais, avós e cuidadores participaram de atividades culinárias e artísticas que estimulam a criatividade e reforçam a relação família-escola

Muitas crianças, mães, pais, avós e cuidadores dos alunos estiveram presentes na Comemoração do Dia das Mães realizada na Escola Municipal de Educação Complementar Adibe Sayar Daher (Emec).

A celebração teve um formato diferente: os alunos, junto à equipe, selecionaram as atividades preferidas, que já são de sua rotina escolar, para apresentarem e praticarem junto à família.

O evento teve início com uma aula de culinária. Juntos, todos fizeram um delicioso biscoito, desde o preparo da massa, até o corte com a forma preferida de cada um, sendo que o principal ingrediente foi o amor.

“Na culinária, há tanto o desenvolvimento afetivo quanto prático, coordenação motora, foco, memória e raciocínio. Analistas de saúde também utilizam estas técnicas para trabalhar questões de sensibilidade sensorial, habilidades com talheres, autonomia, mastigação, deglutição, entre outros”, explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que defende a importância de se promover “um dia lindo com muitas atividades, aprendizado e diversão”.

“Estamos estimulando a relação família-escola, uma parceria de sucesso que contribui para o desenvolvimento, autonomia, engajamento e fortalecimento dos laços afetivos da comunidade escolar. A criança sente-se valorizada, segura, com boa autoestima e feliz”, continua ela.

Para completar estes sentimentos, depois de cozinhar, as crianças foram para a prática de yoga, atividade da aula de Educação Física, em meio à natureza, no jardim da Emec. Neste momento, além de estimular a concentração, a coordenação motora, equilíbrio, postura, flexibilidade, trabalhar os músculos e órgãos do corpo, toda a família teve o estresse e a ansiedade reduzidos.

O dia ainda teve outras atividades, como a confecção de um cartão para as mamães a partir de diversos materiais, sempre com muita cor, desenvolvendo as habilidades colaborativas, a criatividade e a conexão entre todos.

A Comemoração do Dia das Mães não poderia acabar sem que um violão acompanhasse as canções que trabalham o ritmo, a atenção e a permanência em uma ação em grupo. E também não poderia terminar sem um café, em uma grande mesa disposta sob o pergolado de jasmim, com o lago com peixes ao entorno, bem no centro da unidade escolar, quando além dos quitutes preparados pelas “tias da cozinha”, as famílias também provaram e aprovaram os biscoitos feitos pelos alunos.