Guararema recebe vacina contra a dengue nesta segunda-feira (19)

Conforme a nota técnica oficial sobre o tema, imunizante disponibilizado pelo Ministério da Saúde será aplicado em crianças de 10 e 11 anos a partir desta terça-feira (20)

As vacinas contra a dengue disponibilizadas pelo Ministério da Saúde foram recebidas pela Prefeitura de Guararema nesta segunda-feira (19). Conforme a nota técnica oficial sobre o tema, o imunizante será destinado a crianças de 10 e 11 anos a partir desta terça-feira (20), quando terá início a aplicação nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Assim como outros municípios do Alto Tietê, Guararema – que está em “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município”, conforme o decreto municipal 4437/2024 – recebe os imunizantes pois atende aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Secretaria Municipal de Saúde, portanto, foi retirar as doses do imunizante disponibilizado, o QDenga, no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes. Ao todo, a cidade recebeu 800 doses que serão aplicadas no público alvo estipulado na nota técnica oficial.

A vacinação será iniciada já nesta terça-feira (20), nas escolas da Rede Municipal de Ensino, em crianças cujos pais autorizaram a aplicação.

Já nas Unidades de Saúde do município (Unidade Temporária de Saúde, na Avenida Paratei, 365, e Cesap – Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População – na Rua Dr. Armindo, 567, no Nogueira) o atendimento será realizado a partir de quarta-feira (21), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, apenas com a presença dos pais e/ou responsáveis e mediante apresentação de comprovante de endereço do município.

Todos os detalhes sobre a vacina contra a dengue estão disponíveis no site do Ministério da Saúde, e nos canais oficiais da Prefeitura de Guararema é possível obter informações sobre o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.