Jovem em Foco, da Prefeitura de Guararema, conclui nova rodada de formação profissional

Entre 12 e 28 de março, 45 jovens entre 14 e 24 anos participaram da iniciativa da Prefeitura de Guararema oferece preparação gratuita para o mercado de trabalho

Novos 45 jovens concluíram a formação pelo Programa Jovem em Foco, da Prefeitura de Guararema. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, a iniciativa consiste em preparar o público entre 14 a 24 anos para a vida adulta, com instruções para os desafios proporcionados pelo mercado de trabalho.

Ao todo, foram seis encontros entre 12 e 28 de março, sendo que cada um trabalhou um dos pilares fundamentais do Jovem em Foco: orientação profissional; conscientização dos desafios e inteligência emocional; orientação financeira; avaliação comportamental; elaboração de currículo; reconhecimento de campo e diretrizes especializadas.

Tudo começou com a apresentação de cada participante, a partir de uma série de dinâmicas. Em uma delas, para ter o poder de fala era necessário ter nas mãos um bicho de pelúcia; em outra, uma bexiga foi amarrada nos pés de todos, que precisaram proteger o balão.

Nos encontros seguintes houve momentos de palestras e workshops com orientações profissionais, dicas para elaboração de currículo, noções de comportamento para a hora da entrevista de emprego e muito mais.

Entre os destaques da programação está a visita a uma indústria de Guararema. Nesta edição, o destino foi a Autopoli Automotive Technology, que produz lâmpadas LED e acessórios automotivos e está instalada no bairro Lambari.

Além disso, outra atividade de formação é a conversa com representantes de diferentes segmentos. No início do programa, os jovens manifestam áreas de interesse, e ao longo do programa a Prefeitura oferece a oportunidade de diálogo com profissionais destes setores.

“Com esta nova turma, 222 pessoas já passaram pelo Jovem em Foco. É significativo, pois estamos preparando cidadãos para a vida adulta, para o mercado profissional, para alcançar sonhos por meio do trabalho. Fornecemos orientações e dicas diversas e mostramos na prática os muitos caminhos possíveis para que serem trilhados”, resume o vice-prefeito Odvane Rodrigues, que explica a sigla F.O.C.O., que representa jovens “Fortes, Organizados, Criativos e Otimistas”.

Informações sobre novas turmas do Programa Jovem em Foco podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, que atende presencialmente, ao número 127 da rua 19 de Setembro, no Centro de Guararema, e também pelos telefones (11) 4693-1717 e 4693-1432.