Em 2025, Secretaria da Saúde de Guararema amplia serviços, consultas e inclui novas especialidades para a população
Novos atendimentos, inclusão de especialidades e fortalecimento da vigilância e prevenção marcam o ano da Saúde Municipal
Neste ano, dentro da campanha “Guararema 2025: trabalho que transforma, resultados que aparecem”, o balanço da Secretaria da Saúde reúne os principais avanços nos serviços municipais, que registraram ampla movimentação em atendimentos e procedimentos. Foram 40.968 consultas médicas na Atenção Básica, 16.964 na Atenção Especializada, 26.150 consultas com profissionais não médicos, 155.601 procedimentos realizados, 172.993 exames e 728 teleconsultas. Medicamentos dispensados somaram 8.963.073 unidades, enquanto 23.039 pacientes foram transportados pelo serviço municipal.
Na Santa Casa de Guararema, os atendimentos incluíram 69.421 registros no Pronto Socorro, 974 internações, 201 partos, 60 cirurgias de planejamento familiar e 170.676 outros procedimentos. As saídas de ambulância totalizaram 2.655 no período.
O ano de 2025 também marcou a ampliação de serviços, com a inclusão de especialidades como Psiquiatria Infantil, Reumatologia e teleconsultas; exames de monitorização ambulatorial da pressão arterial 24h (MAPA) e Holter 24 horas; práticas integrativas em unidades básicas de saúde; e sensor de glicemia para crianças, adolescentes e gestantes. A oferta de mamografia e ecocardiograma também foi ampliada.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) promoveu ações de socialização, prevenção e inclusão, incluindo festas de Carnaval, visita à Praia Acessível, capacitação sobre a Linha de Cuidado para crianças com HD de TEA, festas julinas, atividades esportivas como vôlei e beach tênis, ações do Setembro Amarelo, Dia das Crianças e Outubro Rosa, além do programa “Nós na Rede”, capacitando profissionais de saúde em saúde mental.
A Vigilância em Saúde manteve o monitoramento contínuo de doenças de notificação obrigatória, com destaque para dengue, influenza e Covid-19, realizando 691 monitoramentos de casos suspeitos de dengue, 89 de febre maculosa, campanhas de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, seis campanhas de vacinação com 1.715 doses aplicadas e 29 treinamentos para profissionais de saúde. A Vigilância em Zoonoses realizou 35.508 visitas a imóveis, 9.612 bloqueios de criadouros, 1.511 nebulizações, 4.687 manutenções em armadilhas de desratização, além de 1.487 ações educativas e capacitação em técnicas de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).
Na Vigilância Sanitária, 1.064 cadastros, inspeções e licenciamentos foram realizados, 16 denúncias atendidas, 1.112 processos de viabilidade analisados, 132 amostras de água coletadas no Programa Vigiagua, e 378 autos de infração aplicados. A secretaria também realizou treinamentos sobre boas práticas na manipulação de alimentos com a rede municipal de educação.
No Programa Saúde na Escola, as ações incluíram orientações sobre saúde bucal, escovação supervisionada e palestras educativas sobre bullying e pediculose. Nas Unidades Básicas de Saúde, foram implementados óculos de realidade virtual em salas de vacinação e coleta de exames, além de programas de práticas integrativas, grupos de gestantes e de tabagismo, capacitação sobre diabetes, e pré-conferência e conferência municipal de saúde.
Com entregas distribuídas ao longo de 2025, a Secretaria de Saúde encerra o ano reunindo iniciativas que reforçam organização, estrutura e atendimento em diversos setores, compondo um panorama das ações desenvolvidas e dos serviços realizados no município.