Rede Municipal de Ensino de Guararema segue investindo em Educação Socioemocional em 2024

Ano letivo de 2024 continuará com materiais complementares do Programa Crescemos, da Soluções Educacionais Moderna, aos alunos e professores do Ensino Fundamental de Guararema

 

A educação socioemocional é fundamental para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento dos alunos, que estimula a preparação para os principais desafios contemporâneos. Pensando nisso – e investindo na evolução integral de cada estudante -, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém para o ano letivo de 2024 o Programa Crescemos, da Soluções Educacionais Moderna.

Material didático-pedagógico complementar com foco em educação socioemocional e empreendedorismo, o Crescemos contém atividades colaborativas, reflexivas, interativas, reais e significativas, que acompanham toda a jornada dos alunos durante os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

São conteúdos complementares direcionados aos alunos, e também ações diferenciadas, como consultoria educacional, oficinas presenciais e ambientação para aprendizagem voltadas aos professores e à escola.

Em resumo, é mais uma ferramenta pedagógica adquirida pela Prefeitura de Guararema, via Educação, em favor do conhecimento. “Afinal, o sentir é tão importante para uma boa tomada de decisão quanto a realização de operações lógicas”, como argumenta a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que continua.

“Autoconhecimento, empatia, colaboração e criatividade são apenas algumas das 21 habilidades necessárias para a formação do cidadão do século XXI. Desenvolver essas habilidades, para além das vantagens acadêmicas, significa também a promoção de uma melhor relação das pessoas consigo, com o entorno, com a sociedade e o Planeta”, justifica ela.

A secretária Clara destaca, ainda, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta para a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais não apenas como complemento a processos cognitivos, mas como ponto de partida para uma formação integral.

E sendo assim, a Rede Municipal de Ensino aposta no Programa Crescemos, que tem como principal missão promover a educação socioemocional, ajudando cada um a buscar sempre a melhor versão de si por meio de cinco pilares: autoconhecimento profundo, metodologia ativa e aprendizagem significativa, desenvolvimento sustentável do indivíduo e do mundo, cultura empreendedora e prosperidade.

De olho na comunidade escolar, o programa tem a capacidade de endereçar questões importantes para a atualidade, como o estabelecimento de relações sociais positivas, autonomia emocional e saúde mental.