Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano

Tem a função de aperfeiçoar a regulamentação do uso e ocupação do solo urbano e promover o ordenamento do território, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, considerando o meio ambiente como elemento fundamental do sistema de planejamento e desenvolvimento sustentável do Município.

É composta pelos seguintes setores:

  • Fiscalização;
  • Habitação;
  • Meio Ambiente;
  • Obras Particulares;
  • Urbanismo.

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIO - PEVS

O que são os PEVs?

Os PEV’s são Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis, onde a população pode descartar materiais recicláveis secos e limpos, como vidro, metais, plásticos, entre outros.

Os PEV’s estão distribuídos por toda cidade em pontos estratégicos para facilitar a logística de entrega dos itens por parte da população e de retirada dos materiais realizada pelas equipes da cooperativa de reciclagem.

VEJA ONDE ENCONTRAR O PEV MAIS PRÓXIMO

 

Com o objetivo de proteger e recuperar as Áreas de Preservação Permanentes (APP), os recursos hídricos e toda a fauna e flora presente na Bacia do Ribeirão Putim, Guararema criou a Unidade de Conservação Ambiental na Categoria Refúgio de Vida Silvestre, denominada “Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho”.
A área faz menção ao nome do Bicudinho-do-Brejo-Paulista, pássaro encontrado em Guararema que está criticamente ameaçado de extinção e conta com 2.372 hectares, o equivalente a 2,5 mil campos de futebol.
Esta é a primeira unidade de conservação dedicada a uma ave no Estado de São Paulo. Com 15 centímetros e bico alongado, o bicudinho-do-brejo-paulista foi descoberto em 2004, mas só entrou para a lista oficial de espécies brasileiras em 2015.

O trabalho para criação da unidade se deu por conta dos esforços conjuntos da Prefeitura de Guararema e da Sociedade para Conservação de Aves do Brasil (Save Brasil), em parceria com organizações da sociedade civil, como o Instituto Suinã e a Guaranature.

A reserva abrange os limites da área com ocorrências do bicudinho e vai proteger outras espécies silvestres, como o sagui-da-serra-escuro, pequeno primata presente nesse perímetro e igualmente ameaçado de extinção.

 

DECRETO Nº3805 DE 23 DE OUTUBRO DE 2019