Conservação da Biodiversidade

CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

A Conservação da Biodiversidade local é uma condição ímpar para a sustentabilidade ambiental de nossa cidade

ÁREAS PROTEGIDAS

Dentre as estratégias de Conservação da Biodiversidade está a criação de espaços territoriais especialmente protegidos é uma das principais estratégias de conservação da biodiversidade. Neste caminho a Prefeitura de Guararema iniciou há alguns anos  o estudo de áreas sensíveis e, inicialmente, foram criadas na atualização do Plano Diretor em 2016, algumas Áreas Especiais de Interesse Ambiental (AEIA), que são áreas onde o município direciona um olhar mais específico e aplica algumas restrições para a ocupação urbana. Nesta linha, porém mais específica e restritiva foi a criação em 2019 da primeira Unidade de Conservação de nossa cidade, o Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho (RVS do Bicudinho), que protege 2.370 ha onde estão animais ameaçados de extinção, nascentes, áreas de floresta e diversos elementos que, juntos, favorecem a qualidade de vida das pessoas da região.

Mais recentemente, em 2021 (Lei Complementar Nº 3.425/2021) e em 2024 (lei complementar Nº 3656/2024) foram criadas quatro unidades ambientais municipais as quais tem função de proteção efetiva de uma área estratégica no centro da cidade, preservando uma importantíssima área de floresta. Estas áreas a serem preservadas totalizam em 97,7 hectares de vegetação nativa.

Acesse a localização das UAs:https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1DfqQDOvkZqamvL3Jv9uyQKEXKTEPcy8&usp=sharing

ANIMAIS SILVESTRES

Os animais silvestres são aqueles não domesticados, tanto por suas características como pela legislação e inserem-se na Conservação da Biodiversidade como um elemento muito sensível. Com a constante expansão urbana muitos animais “selvagens” acabam por se chocar com atividades humanas, ou seja, com a antropização de ambientes antes naturais, que são habitats de diversas espécies silvestres. Por estes motivos esses animais requerem uma atenção diferente dos animais domesticados, como cães, gatos, cavalos etc.

Como Guararema é cercada por áreas naturais e o Centro é cortado pelo Rio Paraíba do Sul é muito comum o avistamento de animais silvestres no centro da cidade ou nas áreas urbanizadas. Por conta disso o setor de Meio Ambiente desenvolveu uma campanha em 2021 para chamar a atenção dos motoristas e pedestres quanto à presença destes animais em Guararema. Foram criadas imagens educativas e foi feita a troca de recicláveis por um adesivo da campanha, além de sinalização nas vias.

É muito comum encontrarmos aves que caíram do ninho ou que necessitam cuidados, para isso existem um passo a passo básico para um melhor encaminhamento de algumas situações.

O município de Guararema orienta as pessoas que tenham contato com algum animal silvestre que sigam algumas regras específicas. Entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental em alguns casos também é um caminho. O setor de Meio Ambiente da Prefeitura também orienta em algumas situações através do telefone 11 4693-8000, ramal 8070.