EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental tem diversos conceitos e aplicações, e essa diversidade também faz parte da sua essência. Segundo a Professora Daniele Diana “a Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente”.

Comemora-se no dia 3 de junho o Dia Nacional da Educação Ambiental, que tem entre seus objetivos a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.

Em Guararema diversas ações são realizadas para fomento da Educação Ambiental através de atividades, palestras, oficinas e seminários. A atividade mais longeva que trata do tema em nossa cidade é a ECO-Sexta, que acontece desde 2016, mensalmente ou mais de uma vez por mês, convidando a população a aprender e ensinar. Existem outras atividades, como seminários anuais que tratam de temas específicos como a SEMANA DA ÁGUA em Março, o DESAFIO DO LIXO em Abril, o FESTIVAL DE SOBREMESAS DA MATA ATLÂNTICA (planejado para Maio de 2022), SEMANA DO MEIO AMBIENTE em Junho, o ENCONTRO DE ASTRONOMIA em Julho, a FEIRA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS em Agosto, AVISTANDO GUARAREMA – AVISTANDO SASAGUÁ em Novembro e, mais recentemente o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO USO DE AGROTÓXICOS, em Dezembro.

ECO-SEXTA

As ECO-Sextas acontecem nos Núcleos de Educação Ambiental de Guararema, em espaços abertos à Educação Ambiental ou, mais recentemente, em ambiente virtual, promovendo atividades dedicadas à temática ambiental. Sempre às sextas feiras, com palestras, oficinas, exposições, vivências ou quaisquer outras formas disponíveis para a difusão de informações para sensibilizar as pessoas na direção da Educação Ambiental, esse programa serve também como um canal entre a população, administração pública, empresas e ONGs, melhorando a comunicação entre os setores, proporcionando diálogo e soluções. Pretendemos sensibilizar o público de que todos os elementos do planeta estão interligados e são importantes para a nossa saúde integral. O Programa foi criado em 2016, em Guararema, SP, idealizado pelo Especialista em Educação Ambiental, Ricardo Moscatelli e o nome, “ECO-Sexta”, foi criado pelo Biólogo Leandro de Leon, ambos funcionários da Prefeitura de Guararema. Desde a sua primeira edição em 1º de Julho de 2016, já tivemos mais de 100 edições, entre palestras oficinas e vivências, que multiplicaram ideias e serviram de berço para muitos projetos, criados à partir da troca de informações e de contatos promovidos pelo programa.

SEMANA DA ÁGUA 

DESAFIO DO LIXO

FESTIVAL DE SOBREMESAS DA MATA ATLÂNTICA

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 

ENCONTRO DE ASTRONOMIA

FEIRA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

AVISTANDO GUARAREMA – AVISTANDO SASAGUÁ