Guararema participa do 1º Prêmio Inova Educação do Condemat+

Além do Selo de Participação, Guararema foi destaque pelos Projetos “Diversidade na Alfabetização”, “Ressignificar práticas de leitura e escrita na Primeira Infância” e “Toda criança pode aprender”

Guararema participa do 1º Prêmio Inova Educação do Condemat+

Guararema participou da 1ª Edição do Prêmio Inova Educação Condemat+, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região. O evento foi realizado no último dia 25, no auditório Cemforpe Mogi das Cruzes, com a presença de educadores, gestores públicos e convidados.

O evento teve como objetivo reconhecer as melhores experiências das Redes Municipais, com foco na temática “Alfabetização na Idade Certa” e compartilhar as práticas bem-sucedidas e inspiradoras de sala de aula. A temática escolhida é um desdobramento do Fórum Internacional do Alto Tietê, que neste ano, na 5ª edição, teve como eixo central os “Desafios e Perspectivas da Alfabetização de Crianças”.

Idealizado pela Câmara Técnica de Educação e com patrocínios da Cooperativa Sicredi e Universitário Sistema Educacional/Griô Educacional, o 1º Prêmio Inova Educação Condemat+ recebeu ao todo 27 experiências pré-selecionadas pelos municípios, que foram analisadas por uma comissão composta por coordenadores dos cursos de Pedagogia de instituições de ensino superior e pelo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Callegari. Aa iniciativas concorreram em duas categorias: Municípios com até 100 mil habitantes e Municípios com mais de 100 mil habitantes.

Além do Selo de Participação, Guararema foi destaque pelo Projeto “Diversidade na Alfabetização”, desenvolvido pela professora Rozineli Freitas Santos na Escola Municipal “Presidente Getúlio Vargas”, ficando entre os três melhores na categoria de cidades com até 100 mil habitantes.

Tiveram também destaque a professora Cíntia Prado da Mota Cruz, com o Projeto “Ressignificar práticas de leitura e escrita na Primeira Infância” e a professora Adrielly dos Santos Custódio, com o Projeto “Toda criança pode aprender”.

 

 

Sobre os Projetos indicados

 

Diversidade na Alfabetização

O Projeto “Diversidade na Alfabetização”, desenvolvido pela professora Rozineli Freitas Santos, consistiu na construção de um livro coletivo que tratou de questões socioemocionais das crianças no processo de alfabetização. O projeto destacou os ritmos individuais de aprendizagem e desenvolvimento, o respeito mútuo e o direito de cada um ser alfabetizado na idade certa. Ao longo do percurso, os alunos do 2º ano, por meio de estratégias diversificadas, avançaram nas aprendizagens e consolidaram a etapa mágica e importante da alfabetização.

 

Ressignificar práticas de leitura e escrita na Primeira Infância

Idealizado pela professora Cíntia Prado da Mota Cruz, o Projeto “Ressignificar práticas de leitura e escrita na Primeira Infância” foi desenvolvido de forma lúdica e intencional. Ele propiciou às crianças de 5 anos experiências significativas por meio de práticas sociais de leitura e escrita.  Por meio de jogos de rimas, escrita e leitura de receitas, convites, listagem de livros preferidos, entre outras atividades, as crianças puderam refletir sobre o sistema de escrita, sempre sendo resguardado o direito de brincar e estimulando, de maneira prazerosa e natural, a imersão no universo da escrita.

 

Toda criança pode aprender

O projeto “Toda criança pode aprender” teve como objetivo evidenciar que toda criança pode avançar em suas aprendizagens quando garantido um ambiente estimulante que lhe proporcione vivências significativas. Com base nesta premissa, a professora Adrielly dos Santos Custódio propiciou aos estudantes experiências diversificadas que despertaram o gosto e interesse pela escrita, estimularam a curiosidade por assuntos diversos, promoveram o desenvolvimento da comunicação e expressão, e construíram autonomia e protagonismo no processo de alfabetização.