Com CSI atuante e valorização da atividade delegada, segurança pública avança em Guararema em 2025

Centro de Segurança Integrada, atividade delegada, monitoramento 24 horas e apoio com as polícias civil e militar marcam ações de proteção e prevenção durante o ano

Com CSI atuante e valorização da atividade delegada, segurança pública avança em Guararema em 2025

Em 2025, o Centro de Segurança Integrada (CSI) “Reinaldo Reis da Silva”, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Transporte, sob comando do secretário Edson Roberto Pinto de Moraes, esteve à frente de diversas ações voltadas à segurança e à ordem em Guararema, atuando de forma integrada com as polícias civil e militar, corpo de bombeiros, trânsito, transportes, fiscalização e assistência social.

Pela campanha “Guararema 2025: trabalho que transforma, resultados que aparecem”, as ações de monitoramento e integração operacional seguem ampliadas em diversos pontos do município. Durante o ano, o equipamento participou ativamente de mais de 250 ocorrências entre acidentes de trânsito, estelionatos, atropelamentos, roubos, vandalismo, furtos, entre outros casos.

Consolidado como referência estadual em segurança pública, o CSI completou nove anos de funcionamento em junho de 2025, mantendo mais de 250 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, além de sistemas inteligentes de leitura facial e reconhecimento de placas veiculares (OCR). A estrutura dá suporte à atuação das forças de segurança, monitorando entradas, saídas, áreas urbanas e rurais, pontos turísticos e locais estratégicos.

O programa de atividade delegada da Polícia Militar, vigente em Guararema desde 2013, recebeu reajuste neste ano, passando a oferecer o maior valor da região do Alto Tietê, o que amplia a presença policial, principalmente à noite e aos finais de semana. Em conjunto com o CSI, o convênio permite reforço contínuo no policiamento e na prevenção de crimes.

O ano também trouxe avanços na segurança escolar. Todas as unidades da rede municipal passaram a contar com profissionais de segurança na entrada e botões de pânico, integrados ao CSI, além de monitoramento por câmeras. As medidas emergenciais foram implementadas para garantir a proteção de alunos e profissionais, complementando o Manual de Segurança Escolar disponível em toda a rede desde 2019.

Além disso, durante 2025, o CSI manteve a parceria com Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, reforçando a integração entre órgãos e contribuindo para respostas mais rápidas em ocorrências. O trabalho contínuo de planejamento, tecnologia e colaboração permitiu a manutenção de indicadores de criminalidade baixos, com destaque para a redução de roubos e furtos de veículos e crimes patrimoniais.