Com o Guararema Sem Pagar, há um ano, ir e vir de ônibus não custa nada em toda a cidade

Programa da Prefeitura de Guararema completa um ano de avanços históricos em mobilidade urbana e compartilha histórias de economia e mais acesso aos bairros

Com o Guararema Sem Pagar, há um ano, ir e vir de ônibus não custa nada em toda a cidade

📸 Warley Kenji - Comunicação/PMG

 

O Guararema Sem Pagar completa um ano de funcionamento e marca uma profunda mudança na rotina da cidade: desde 1º de janeiro de 2025, ir e vir de ônibus, por toda a cidade e para todos os públicos, não custa nada. Para celebrar a data, ao longo do mês a Prefeitura de Guararema publica, nas redes sociais, uma série de vídeos com moradores de diferentes bairros que compartilham como a gratuidade no transporte coletivo passou a fazer parte de suas histórias e como a economia do valor da passagem contribuiu para o orçamento familiar.

As narrativas revelam trajetos que deixaram de ser contados em notas ou moedas e passaram a ser medidos em possibilidades. Isso porque o Guararema Sem Pagar ampliou o acesso ao transporte público e contribuiu para que mais pessoas utilizassem o ônibus no dia a dia, refletindo diretamente nos números de uso do sistema.

Em 2025, até novembro, foram registrados 2.380.284 giros de catraca, com média aproximada de 200 mil por mês, em uma Guararema com aproximadamente 31 mil habitantes. O comparativo com o período anterior ao programa evidencia a mudança: quando havia tarifa, o sistema alcançava até 114 mil giros mensais; com a gratuidade, o número teve pico de 252 mil giros em um único mês, indicando maior adesão.

Além da gratuidade total da tarifa, o Guararema Sem Pagar também está associado à renovação da frota, que passou de 19 para 38 ônibus, à implantação de um novo sistema de linhas e horários, com direito a organização por cores, site exclusivo e itinerários dedicados a alunos da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino, e à instalação de mais de 20 novos pontos de ônibus, iluminados a partir de energia solar e com portas de conexão USB, ampliando o conforto e a organização do serviço.

“O Guararema Sem Pagar é a realização de um sonho de todos os guararemenses. Um programa que nasceu para aproximar pessoas, facilitar deslocamentos e permitir que o dinheiro da passagem pudesse ser usado em outras prioridades das famílias. É o caso do pãozinho quente no café da manhã do morador, que fica garantido com essa economia. Isso sem contar toda a organização, segurança, agilidade e modernidade que a reformulação trouxe para o transporte público municipal”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé.

Ao longo de janeiro, os vídeos da campanha – que podem ser conferidos no Instagram e no Facebook @prefeituradeguararema e também no Youtube (https://youtu.be/0t7qXozUDcY) – destacam diferentes trajetórias, bairros e rotinas. São as histórias de Dona Marina, moradora do Jardim Dulce, de Antonio Honorato, da Ponte Alta, e de Jéssica Fernandes, do Nogueira, que compõem um retrato coletivo de como o transporte público gratuito passou a integrar a vida urbana e os caminhos diários de pessoas de diferentes idades e perfis a partir do Guararema Sem Pagar.