EDP conclui instalação de mais de 600 luminárias de LED nos bairros de Guararema

Projeto de eficiência energética realizado em parceria com a Prefeitura de Guararema trouxe tecnologia mais sustentável e econômica para diversas ruas de bairros como Itapema, Itaoca e Ipiranga

EDP conclui instalação de mais de 600 luminárias de LED nos bairros de Guararema

📸 Warley Kenji - Comunicação/PMG

 

Em 2025, os bairros de Guararema receberam 622 luminárias de LED, que substituem lâmpadas convencionais, trazendo mais luminosidade e conforto aos moradores. O projeto é da concessionária de energia elétrica EDP, que contemplou a cidade via Chamada Pública de Projetos - CPP 001/2024 do Programa de Eficiência Energética, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A instalação das lâmpadas, realizada pela empresa Vitalis em parceria com a Prefeitura de Guararema em bairros como Centro, Itapema, Itaoca e Ipiranga, foi concluída com direito a cerimônia realizada no Paço Municipal nesta terça-feira (23), quando o prefeito Zé recebeu o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, além de outros representantes da empresa e também autoridades locais.

Com as novas luminárias de tecnologia LED, mais modernas e sustentáveis, a economia anual prevista para a Administração Municipal é de cerca de R$ 495 mil. Em termos de consumo de energia poupado, a partir dos investimentos de R$ 500 mil feitos pela EDP, será possível garantir uma economia de 501 MWh por ano, o equivalente ao abastecimento anual de 208 residências.

"Quando falamos em iluminação de LED, estamos falando em mais sustentabilidade e em mais economia, mas também em mais segurança, luminosidade, conforto e qualidade de vida para nossos moradores. Este trabalho se complementa ao programa Ilumina Guararema, que realizamos por aqui, com o mesmo objetivo: proporcionar estes benefícios em cada vez mais bairros, para mais famílias", afirma o prefeito de Guararema, o Zé.

“Reforçamos nosso compromisso com Guararema, em gerar impacto positivo por meio de ações concretas, como esta que contribui para uma gestão municipal mais sustentável, com menor impacto ao meio ambiente, melhor luminosidade das vias da cidade, e com a redução dos custos com consumo energético da iluminação pública”, ressalta Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.

O projeto realizado em Guararema tem como objetivo incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção para o município, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo de luminárias também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.