Educação de Guararema conta com novas escolas, amplia programas e fortalece ações pedagógicas

Rede Municipal de Ensino tem ano marcado pela entrega de novas unidades escolares, avanços em leitura e avaliações externas e por participação ainda maior em projetos educacionais

Educação de Guararema conta com novas escolas, amplia programas e fortalece ações pedagógicas

📸 - Warley Kenji - Comunicação/PMG

A Prefeitura de Guararema – que tem a maior nota no Ideb entre as cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Região Metropolitana, e recebeu nota B+ em Educação no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - investe nesta área “para a cidade decolar”, como diz o slogan. E em 2025 não foi diferente: pela campanha “Guararema 2025: trabalho que transforma, resultados que aparecem”, a Administração Municipal compartilha conquistas da Secretaria de Educação, que coleciona entregas de duas novas escolas, participação ampliada em programas pedagógicos e avanço em iniciativas de incentivo à leitura, entre outras diversas ações.

O destaque do ano fica para as duas novas unidades escolares, que se somam às outras 25 já existentes. Em fevereiro foi inaugurada a Escola Municipal “Professora Olga Oliveira Freire”, no bairro Vale dos Eucaliptos / D’Ajuda, e em setembro, no dia 19, aniversário de 126 anos de Guararema, foi entregue a Escola Municipal “Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme”, no Morro Branco, a maior de toda a Rede, com capacidade para até 400 alunos.

Além disso, ao longo do ano, todos os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram de diferentes programas educacionais, como Bombeiro na Escola, Descobrindo a Fábrica, Colhendo Saberes na Escola da Natureza, Visitando Museus, Natureza na Escola, Mirando Guararema, Embarcando na Estação Literária e muitos outros.

Outras iniciativas foram o Programa Alfabetização Solidária (PAS), o Programa Aprendizagem Garantida (PAG), as atividades do Agosto Infante e a Semana Brincante, que aos pequenos proporcionou um dia de diversão e alegria com brinquedos infláveis no Ginásio Municipal Lázaro Germano, e aos maiores um dia de muita folia em um parque aquático local.

2025 também foi marcado pela 4ª edição da Festa Literária de Guararema (FLIG), que teve como tema as “Fantásticas Fábulas de La Fontaine”. Realizado em outubro, o evento movimentou público e os próprios alunos, que tiveram contato com obras variadas e lançaram três livros escritos e produzidos por eles.

O incentivo à leitura, aliás, foi reforçado pela Secretaria de Educação com a criação do Programa Desenrolando Histórias, que resultou na aquisição de mais de 20 mil livros paradidáticos. O material vem para compor o acervo e completar os demais itens fornecidos pela Pasta a todos os mais de quatro mil alunos matriculados na rede: material escolar, material didático-pedagógico, uniforme e alimentação — de uma a quatro refeições diárias, de acordo com a unidade escolar e com o tempo de permanência na escola.

Todo o investimento, carinho e cuidado com as crianças ao longo do ano se refletiu em números. 77% de estudantes de Guararema foram alfabetizados na idade certa e 100% deles aderiram ao Elefante Letrado, plataforma digital de leitura proposta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) também ajudou a ampliar indicadores de acompanhamento pedagógico, assim como a formação contínua de professores, equipe gestora e a proximidade com a comunidade escolar a partir de reuniões, encontros e eventos.