Guararema realiza nova etapa do programa Descobrindo a Fábrica com alunos do 5º ano da Rede Municipal

Iniciativa envolve cerca de 460 estudantes em visitas monitoradas a indústrias do município até 10 de dezembro

Guararema realiza nova etapa do programa Descobrindo a Fábrica com alunos do 5º ano da Rede Municipal

📸 - Warley Kenji - Comunicação/PMG

Coordenado pela Prefeitura de Guararema por meio das secretarias municipais de Educação e de Emprego e Desenvolvimento Econômico, o programa Descobrindo a Fábrica iniciou uma nova rodada de atividades em 2025. As ações tiveram início nesta semana, com as turmas da 5ª série A, B e C da Escola Municipal “José Benedito dos Santos” visitando a Shark, fábrica de equipamentos para academias de musculação, e seguem até 10 de dezembro, envolvendo diferentes empresas e mais de 450 alunos no total.

Ao todo, 10 escolas municipais participam desta edição: “José Benedito dos Santos”, do bairro Ipiranga; “Professora Eunice Leonor Lopes Prado”, do Vale dos Eucaliptos; “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini”, do Itapema; “Keisaburo Honda”, do Cerejeira; “Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme”, do Morro Branco; “Professora Alice Moura Rodrigues”, do Parateí; “José Donizete de Paiva”, go Guanabara; “Dom Alberto Johnnes Steeger”; do Jardim Dulce; “João Baptista Jungers”, de Luís Carlos; “Presidente Getúlio Vargas”, do Centro; e “Professor Doutor Domingos Lerario”, do Maracatu.

As visitas permitem que os estudantes conheçam de perto o funcionamento da indústria local e os diferentes processos produtivos. As atividades são acompanhadas pelas equipes gestoras da Educação, professores e monitores, com autorização dos pais e responsáveis.

O cronograma inclui passagens por diversas empresas do município, como Shark, Transpetro, Marka Têxtil, Kautex, Brazilglass, Wertus, Steck, Reisam e Cofer. Em cada local, as equipes apresentam as variadas linhas de produção, esclarecem dúvidas e mostram como itens do cotidiano são desenvolvidos, como cortinas, vidros, interruptores e muitos outros produtos.

As aulas-passeio também contribuem para o aprendizado multidisciplinar, já que os conteúdos observados nas indústrias dialogam com temas trabalhados em sala de aula. A iniciativa ainda está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 9 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (Onu), relacionado a “Indústria, Inovação e Infraestrutura”.