Janeiro Roxo orienta sobre prevenção e diagnóstico da hanseníase em Guararema

Ações nas Unidades de Saúde buscam ampliar a informação e estimular o diagnóstico precoce da doença

Janeiro Roxo orienta sobre prevenção e diagnóstico da hanseníase em Guararema

A hanseníase, doença infecciosa crônica que ainda registra casos em todo o país, é tema das ações do Janeiro Roxo, campanha nacional de conscientização conduzida em Guararema pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Com o lema “Hanseníase: conheça, previna, combata!”, ao longo do mês são realizadas atividades de orientação e prevenção com foco na identificação precoce da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase atinge principalmente a pele e os nervos periféricos e pode causar manchas descoloridas ou avermelhadas, geralmente acompanhadas de perda da sensibilidade ao toque, ao calor e à dor. Também podem ocorrer dormência ou formigamento em mãos e pés, nódulos ou lesões na pele, dores, fraqueza muscular e dificuldades de movimento.

Outros sinais incluem congestão nasal persistente, ressecamento do nariz e episódios de sangramento, além de possíveis alterações oculares decorrentes do comprometimento dos nervos, que podem afetar a visão. Em algumas situações, também podem ser observadas alterações no crescimento de cabelos e unhas nas áreas atingidas.

A hanseníase tem tratamento disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a detecção precoce é fundamental para evitar complicações e interromper a transmissão da doença. Diante da suspeita de sintomas, a recomendação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação, diagnóstico e encaminhamento adequados.

Em Guararema, ao longo do Janeiro Roxo, as Unidades de Saúde realizam ações educativas em salas de espera, com orientações sobre sinais, sintomas e formas de prevenção. As atividades ocorrem na UBS Jardim Dulce, localizada na rua Padre Manoel da Nóbrega, 23, com atendimento pelos telefones (11) 4693-6147 e (11) 4693-5964; na UBS Lambari, na avenida Francisca Lerário, 955, com atendimento pelos telefones (11) 4693-3448 e (11) 4693-3484; no Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), na rua São Vicente de Paula, 110, pelo telefone (11) 4693-8570; além do Centro de Especialidades Médicas e Guararema (Cemeg), na rua Dr. Armindo, 567; e da Santa Casa de Misericórdia de Guararema, na Praça Dr. Botelho Egas, 11.