Prefeitura de Guararema reforça orientações sobre a saúde mental durante o Janeiro Branco
Campanha nacional chama a atenção para o cuidado emocional e reforça os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde
A Prefeitura de Guararema adere ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde mental e promoção do cuidado emocional. De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa tem como objetivo ampliar o diálogo sobre o tema, estimular a prevenção e reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais.
A mobilização nacional engloba condições como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, além de situações de sofrimento psíquico que impactam a rotina e a qualidade de vida da população.
Em Guararema, a campanha de 2026 foca especialmente nos cuidados da saúde mental da criança, que vai além de comportamento ou rendimento escolar e envolve emoções, vínculos, limites, autoestima e o ambiente em que a criança vive e rotina saudável. Especialistas orientam que alguns sinais merecem atenção, como mudanças bruscas de humor, isolamento, dificuldades na escola, irritabilidade constante, alterações no sono ou no apetite.
A recomendação fornecida pelas Unidades de Saúde é que os pais e/ou responsáveis observem e escutem as crianças com empatia, sem julgamentos. Além disso, é dada a orientação de que nem todo comportamento diferente é uma doença ou transtorno mental, e que antes de pensar em medicalização é fundamental avaliar como a criança está em relação a família, cuidado, vida social, escolar, emoções, rotinas, limites e as experiências que ela vive.
Para além das atividades relacionadas a saúde mental infantil, a Rede Municipal de Saúde de Guararema também oferece atendimentos para pessoas de todas as idades nas Unidades de Saúde e acompanhamento especializado por meio do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), sendo que este último equipamento atende pessoas com transtornos mentais moderados e graves, inclusive casos associados ao uso de substâncias. Os serviços realizam acolhimento, acompanhamento contínuo e atividades terapêuticas.
Os atendimentos em saúde mental são realizados na UBS Jardim Dulce, localizada na rua Padre Manoel da Nóbrega, 23, com atendimento pelos telefones (11) 4693-6147 e (11) 4693-5964; na UBS Lambari, na avenida Francisca Lerário, 955, com atendimento pelos telefones (11) 4693-3448 e (11) 4693-3484; e no Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), na rua São Vicente de Paula, 110, pelo telefone (11) 4693-8570. Já o CAPS I está localizado na rua Dr. Silva Pinto, 240, no Centro, com atendimento pelo telefone (11) 4695-2312.