Guararema inaugura Espaço das Artes na Estação Literária

Palco foi instalado com toda a infraestrutura de luz e som para apresentações artísticas

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na última sexta-feira (27) a inauguração do Espaço das Artes “Profª Suely Aparecida Évora Camargo”, na Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo.

Integrando a programação do 1º Festival de Verão de Guararema, a inauguração contou com ótima presença de público – incluindo autoridades – que lotou a nova área na Estação Literária dedicada às mais diferentes linguagens artísticas.

Instalado no piso térreo da Estação Literária, a área foi revitalizada com a instalação de um palco com toda a infraestrutura de luz e som, iluminação cênica para exposições, além de um grande painel homenageando patronos que emprestam os nomes aos diferentes espaços que compõem a Estação Literária.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Espaço das Artes foi idealizado como mais um instrumento para difusão de cultura e para que seja possibilitado um ambiente com toda a infraestrutura necessária para apresentações musicais, de teatro, dança, exposições, palestras e diversas outras atividades.

Além do secretário de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, sua equipe, a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes e o vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga (Fecco), o prefeito Zé esteve presente no evento e falou da importância da criação de espaços que viabilizam cultura para a população de Guararema.

“Estamos muito contentes com a inauguração do Espaço das Artes da nossa Estação Literária onde, certamente, teremos a valorização da Cultura e vamos viver momentos incríveis”, disse o prefeito Zé. “Parabenizo a Secretaria de Cultura e Turismo por esse lindo espaço e convido a população para participar das atividades que a gente vai promover aqui”, completa.

Suely Aparecida Évora Camargo

O Espaço das Artes inaugurado na Estação Literária carrega o nome da Professora Suely Aparecida Évora Camargo.

Suely nasceu no dia 07 de fevereiro de 1943,na cidade de São Paulo, porém passou sua infância e adolescência em Jacareí. Filha de Carlos Camargo e de Maria de Lourdes Évora Camargo (que dá o nome à Estação Literária).

Em 1981, graduou-se em Pedagogia e logo começou a trabalhar lecionando em algumas escolas do Estado, na zona rural de Guararema. A primeira escola em que lecionou foi na Fazenda do Banco, depois na Escola na Fazenda Merendá, na Escola Estadual Ivan Brasil e na Escola Estadual Emília Leite Martins no bairro do Parateí. Nestas duas últimas escolas atuou também como vice-diretora e diretora. Aposentou-se no ano de 2009, quando lecionava na Escola Estadual João Baptista Jungers, no bairro de Luís Carlos. Após a aposentadoria, Suely dedicou-se ao esporte, competindo várias vezes pela Secretaria Municipal de Esportes de Guararema, participando de atividades físicas como zumba, dança coreografada e outras, também participando da equipe que representou Guararema no JORI -Jogos Regionais do Idoso.

Além das atividades físicas e culturais na cidade, participava também de atividades sociais, pertencendo ao Clube de Mães da Igreja Matriz de Guararema.

Suely faleceu no dia 11 de novembro de 2021. Pela Lei Nº 3513, de 6 de setembro de 2022, foi homenageada com a denominação do “Espaço das Artes Professora Suely Aparecida Évora Camargo”.