Prefeitura de Guararema investe em zeladoria, infraestrutura e serviços públicos em todos os bairros

Ações realizadas pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal envolvem zeladoria e manutenção urbana, ampliação de redes de esgoto e abastecimento de água, pavimentação, coleta seletiva e melhorias ambientais.

Prefeitura de Guararema investe em zeladoria, infraestrutura e serviços públicos em todos os bairros

📸 - Warley Kenji - Comunicação/PMG

Em 2025 a Prefeitura de Guararema investiu em expansão de infraestrutura, serviços urbanos contínuos, melhorias em saneamento e ações ambientais em todos os bairros da cidade. Os avanços registrados pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal podem ser vistos na campanha “Guararema 2025: trabalho que transforma, resultados que aparecem”.

De janeiro a novembro, 306 quilômetros de estradas e vias públicas passaram por manutenção, com patrolamento, nivelamento e espalhamento de aproximadamente 71.850 m³ de cascalho, brita, bica corrida ou material fresado. No mesmo período, serviços de roçagem abrangeram áreas urbanas e rurais, atendendo muitas ruas e também entornos de escolas, praças, córregos e demais espaços públicos conforme cronograma contínuo que atende a todos os bairros.

O saneamento avançou com a ampliação das redes de esgoto nos bairros Freguesia da Escada e Itaoca, que receberam sete mil metros de tubulação e cinco estações elevatórias, beneficiando cerca de 550 imóveis. Em fevereiro, tiveram início as obras do sistema de esgoto no Guanabara e no Parateí, com implantação prevista de 28 mil metros de redes e dez estações elevatórias, atendendo aproximadamente 620 imóveis.

O abastecimento de água também recebeu investimentos, com 2,5 mil metros de novas redes nos bairros Instituto do Álcool e Caiçara e mais 1,6 mil metros instalados em Luís Carlos. Já no bairro Colônia, 2,7 mil metros de vias foram pavimentados, e a infraestrutura de drenagem foi ampliada com a implantação de 163,5 metros de galerias de águas pluviais.

No setor ambiental, a coleta seletiva direcionou 450 toneladas de materiais para reciclagem. A coleta e o transbordo de resíduos domiciliares somaram 12 mil toneladas encaminhadas ao aterro sanitário ao longo do ano. As equipes também registraram 290 solicitações de podas e supressões via protocolo. Na iluminação pública, 81 novos pontos foram instalados e 622 luminárias substituídas por LED.