Guararema é 1ª colocada no Programa Município VerdeAzul

Município é líder na categoria de até cerca de 50 mil habitantes e ainda foi ranqueado como 2º mais bem avaliado de todo o Estado de São Paulo

Guararema atingiu um novo patamar no reconhecimento dos esforços empregados no Meio Ambiente do município. Isso porque, na tarde desta terça-feira (19), o prefeito José Luiz Eroles, o Zé, recebeu o certificado de 1º Lugar no Ranking do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo, na categoria de municípios de 10 mil a 49.999 habitantes.

Isso significa, na prática, que de todas as 153 cidades desta categoria, Guararema foi a que mais conseguiu implementar ações eficazes visando a melhoria do Meio Ambiente e sustentabilidade como um todo, com 99 pontos recebidos em 100 possíveis. Já dentre todas as 411 cidades do Estado que participaram da premiação – de todos os tamanhos – Guararema ficou na 2ª colocação, empatada com o município de Itu, que também fez 99 pontos e há um ponto de Americana, que obteve pontuação máxima.

“Este é um justo reconhecimento dos esforços que empregamos ao longo do ano para que o Meio Ambiente de Guararema continue com muita qualidade. Uma grande conquista para nossa cidade, um momento muito importante para Guararema”, disse o prefeito Zé que também ressaltou o trabalho dos servidores públicos e da população de Guararema. “Estamos todos na mesma direção, no mesmo caminho, tanto nossos servidores quanto a população. Agradeço a todos pelo empenho e comprometimento para que esse resultado se tornasse uma realidade”, completou.

Na certificação de 2022, Guararema atingiu o 4º lugar na classificação geral do Estado, com 95 pontos – quatro a menos que neste ano. Além do prefeito Zé, a comitiva guararemense que esteve na cerimônia de entrega do certificado – que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes – foi composta pelos servidores da Diretoria de Meio Ambiente de Guararema.

Lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é justamente estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Na cerimônia realizada em São Paulo, o prefeito Zé esteve ao lado do deputado estadual André do Prado que, enquanto ex-prefeito de Guararema, também comemorou a conquista para o município. “Parabéns Guararema por mais esta conquista. Fruto de um trabalho de várias gestões que fez com que o prefeito Zé pudesse dar continuidade a estas ações e possa, hoje, estar colhendo esse resultado”, disse. “Este primeiro lugar, recebido pelo prefeito Zé, é fruto do planejamento de futuro que buscamos para nossa cidade”, completou.

O governador Tarcísio de Freitas também esteve presente e ressaltou a importância da certificação e dos bons trabalhos realizados. “Sustentabilidade não pode ficar só no discurso. Tem que se transformar em ação, e o Município VerdeAzul é um incentivo. Um município acaba inspirando o outro, gerando uma competição do bem, positiva, que melhora a performance e a gestão de resíduos”.

Ações desempenhadas por Guararema
A Prefeitura de Guararema vem fazendo fortes investimentos para a melhoria continua do Meio Ambiente do município, o que corrobora diretamente para a ampliação dos bons resultados em programas como o Município Verde Azul.

Dentre estes investimentos destacam-se: o contínuo plantio de árvores, a limpeza constante do Rio Paraíba do Sul, o uso consciente dos recursos naturais nos prédios públicos, irrigação inteligente, a educação ambiental, coleta seletiva, dentre outras.

“É um investimento que fazemos constantemente e que sentimos o retorno no dia a dia da nossa cidade”, explica o Diretor de Meio Ambiente, Leandro de Leon. “É gratificante receber uma premiação deste porte, mostrando o bom trabalho que é desempenhado em nossa cidade”, completa.