BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROFª ZILDA LEONOR LOPES

A homenageada
Zilda Leonor Lopes nasceu em 21 de julho de 1945, no distrito de Sabaúna, Mogi das Cruzes, filha de Feliciano Rodrigues Lopes e Albertina Leonor Lopes.
Devido ao trabalho de seu pai na ferrovia, a família mudou-se para Guararema no ano de 1947, onde cresceu ao lado de seus 06 irmãos: Marlene Leonor Lopes Rezende, Neusa Leonor Lopes Turri, Maria Leonor Lopes Longo, Feliciano Rodrigues Lopes Filho, Eunice Leonor Lopes Prado e Célia Leonor Lopes Lunardini. Ainda criança, sua mãe descobriu sua deficiência auditiva em um dos ouvidos e foi atestada por médicos com problemas brônquio pulmonares.

Concluiu o magistério no ano de 1974, na escola Dr. Roberto Feijó, e graduou-se em Pedagogia no ano de 1977, pela Universidade Braz Cubas. Foram 32 anos dedicados à Educação. Iniciou sua carreira como professora de Educação Básica no ano de 1975, lecionando nas escolas E.E. Presidente Getúlio Vargas e E.E. Keisaburo Honda. Devido ao seu problema auditivo, Zilda foi readaptada de sua função, sendo transferida para a escola Dr. Roberto Feijó, onde passou a desempenhar a coordenação da biblioteca, permanecendo até julho de 2007, data de sua aposentadoria.

Após três meses de sua aposentadoria, em 17 de outubro de 2007, por insuficiência respiratória, Zilda Leonor Lopes despediuse deste mundo, deixando imensa saudade  entre familiares. Pela lei nº 2951, de 02 de Julho de 2013, foi homenageada com a denominação da Biblioteca Pública Municipal ”Professora Zilda Leonor Lopes”, situada no pavimento superior da Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, na Rua Dezenove de Setembro, nº 233, Centro.