CASA DA MEMÓRIA ANTÔNIA GUILHERME FRANCO (DONA NINI)

A Casa da Memória
Equipamento cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, constitui um espaço público destinado à recuperação e à preservação da memória de Guararema.

Preservando-se o estilo arquitetônico, foi preparada de acordo com normas de preservação documental, para a guarda e consulta do acervo, que é constituído das doações de instituições públicas e privadas, compreendendo em sua maioria de peças e documentos cedidos por moradores da cidade e familiares.

 

Acervo
Em Construção

 

Homenageada
Dona Antonia Guilherme Franco (1914-2011), Dona Nini. Exemplo de conduta moral, de dedicação familiar, de amor à cidade natal, de força e perseverança diante das adversidades, de trabalho edificante em prol do semelhante, Dona Nini sintetiza numa só mulher todos os papeis que a sociedade delegou a este gênero: foi filha, irmã exemplar; esposa companheira, mãe, avó, bisavó dedicada; deixou marcas notáveis e positivas de seu trabalho em favor do próximo; foi católica devote e praticante.

Acompanhou as muitas mudanças pelas quais passamos durante quase um século, sem perder sua simplicidade e seus valores, especialmente a generosidade.