CENTRO CULTURAL NELSON DA SILVA BRAGA

Centro Cutlural
O Centro Cultural Municipal “Nelson da Silva Braga” tem como objetivo promover a difusão cultural por meio de oficinas gratuitas e ações permanentes de formação nas diversas modalidades artísticas.
São considerados usuários do Centro Cultural todos e quaisquer cidadãos, ou seja, você!

O Homenageado

Nasceu em 9 de setembro de 1927, no bairro de São Bom Jesus das Piruleiras, em Jacareí. Era filho de Joaquim da Silva Braga (Quincas Braga) e de Elvanira Soares Braga. Mudou-se para Guararema em 1936, junto com os pais e seus irmãos, e logo seus pais adquiriram terras nos arredores da Capela D’Ajuda, aonde foram residir e trabalhar na lavoura.

Nelson foi trabalhar como pedreiro e ajudou a construir muitas casas, inclusive a sede da Indústria Rockfibras, onde trabalhou na construção, exercendo o cargo de encarregado. Na meninice, Nelson, os irmãos e amigos pescavam e se divertiam nas águas límpidas do rio Paraíba do Sul, jogavam futebol nas prainhas de areia branca, passeavam aos domingos na praça, onde a banda tocava e assistiam aos filmes e peças de teatro no Cine Guararema.

Não perdia as festas das igrejas e capelas e foi em uma dessas que conheceu o grande amor de sua vida, Ilda Ferreira Moraes; casaram-se em 18 de dezembro de 1954. Desse matrimônio tiveram dois filhos, Nilda e José Pedro.

Nelson Braga tinha algumas paixões, entre elas: Futebol, Música e a Cultura Caipira.

No Futebol, Nelson Braga, além de ter sido jogador (atuou em vários times), foi dirigente esportivo do A.A. Itapema e árbitro de futebol, apitou jogos em todas as regiões do Estado.

Na Música, Nelson Braga era presença marcante; com seu pandeiro na mão participava das rodas de música, do Carnaval e bailes que angariavam fundos para o A.A. Itapema, para a Santa Casa e para o Itaguará Clube.

Na Cultura Caipira, Nelson Braga e seus irmãos deixaram para sempre as suas marcas, pois foi com a chegada da família Braga em Guararema que a culinária tradicional nas festas passou a ter uma receita mais saborosa. A Família Braga adquiriu as terras aonde se localiza a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda e ali, como em outras festas de igrejas e capelas, eram e é servido o tradicional “afogado”. Com a chegada dos Braga, a técnica de preparo e a receita empregada deu ao prato novos sabores. Hoje, Guararema tem uma equipe de cozinheiros nas festas tradicionais e todos aprenderam com Nelson Braga e seus irmãos.

Nelson Braga sempre gostou da simplicidade e alguns de seu hobbys eram as cavalgadas e romarias a cavalo, muitas delas a Aparecida, quando Nelson Braga era o cozinheiro oficial.
Nelson Braga, até as vésperas de sua partida, em 22 de dezembro de 2011, participou das festas e ensinou os seus conhecimentos, o que demonstra ser pessoa de grande expressão cultural para a cidade, digna de ser lembrada com a denominação do Centro Cultural Municipal Nelson da Silva Braga.

Centro Cultural “Nelson da Silva Braga” – Praça Cel. Brasílio Fonseca, 54 – Secretaria de Cultura de Guararema – Informações: (11) 4695-1793 e (11) 4695-4972.