Governo e Relações Institucionais

ISO 9001

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Sistema de Gestão da Qualidade, com base nos requisitos da norma ISO 9001:2015.

Esse sistema implantado é uma ferramenta poderosa de gestão, trazendo instrumentos de:
Planejamento – que define um rumo para todos os funcionários, gestores e alta direção;
– Rotina – que assegura a constância nos resultados dos serviços prestados;
Controle – que monitora, mede e analisa os processos;
Melhoria – que implementa continuamente ações necessárias para atingir resultados esperados e melhoria dos serviços.

Junto ao sistema, surge a política da qualidade. Trata-se de uma diretriz para orientação aos servidores e da alta direção.

Com o estabelecimento da Política da Qualidade e sua disseminação, foram estabelecidas outras políticas que norteiam as atividades de todos, como a prioridade nas  atividades sociais, orientadas ao atendimento dos cidadãos; a ênfase na qualidade de vida da comunidade local; a Qualidade e produtividade nos serviços prestados; Utilização de equipes multidisciplinares para a solução de problemas; Aproveitamento máximo dos recursos disponíveis em relação a custos, benefícios e riscos. Por fim a padronização de procedimentos.

Alguns conceitos importantes:

• Eficiência: aplicando excelentes métodos de trabalho otimizando os recursos;
• Eficácia: alcançar os resultados planejados;
• Efetividade: beneficiar o maior número de clientes.

Materiais que compõem a documentação do SGQ:

Manual da Qualidade – Estabelece diretrizes gerais do Sistema de Gestão da Qualidade a ser inserido na Prefeitura de Guararema.

Padrão Gerencial – Define regras do PDCA – Planejar/ Desenvolver/ Controlar e Avaliar.

Manual de Padronização – Determina quais os documentos devem ser padronizados e seu controle. Contém modelos e formas.

Mapas de Processos – Define o fluxo das atividades e tarefas executadas.

Instrução de Trabalho – Determina, de forma detalhada, a forma de executar as atividades.

Indicadores de Desempenho – Definidos pelas Secretarias para avaliação do desempenho. É o indicador de desempenho que mede o alcance dos objetivos, que por sua vez refletem a Política da Qualidade.

Análises Críticas – Relatório contendo apontamentos da gestão de cada Secretaria que deverá ser analisado pela alta direção (Prefeito) para a garantia de excelência das ações e melhoria contínua. Faz parte do relatório:

Situação das ações das análises críticas anteriores

– Mudanças nas questões internas e externas que são relevantes para o SGQ

– Informações sobre o desempenho e eficácia do SGQ, incluindo tendências e indicadores para:

– A satisfação do cliente e retroalimentação das partes interessadas relevantes;

Oportunidades para melhoria

·         A satisfação do cliente e retroalimentação das partes interessadas relevantes;

·         A extensão na qual os objetivos da qualidade foram atendidos;

·         O desempenho do processo e conformidade de produtos e serviços;

·         Não-conformidades e ações corretivas;

·         Resultados do monitoramento e medição;

·         Os resultados de auditorias;

·         O desempenho dos fornecedores externos

– A suficiência de recursos

– A eficácia das ações tomadas para abordar riscos e oportunidades

– Oportunidades para melhoria