Evento marca abertura dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Guararema

Organizado pela Prefeitura de Guararema, encontro realizado nesta quinta-feira (15) apresentou metodologia dos trabalhos e formas de participação popular ao longo de 2026

Evento marca abertura dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Guararema

📸 - Warley Kenji Comunicação/PMG

A Prefeitura de Guararema realizou, na noite desta quinta-feira (15), o evento de abertura dos trabalhos de revisão do Plano Diretor do município. O encontro, aberto ao público, aconteceu na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo; da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), empresa contratada responsável pelos estudos técnicos; e de diversos grupos, entidades e instituições, assim como munícipes interessados em acompanhar e contribuir com o processo.

Durante o evento, que reuniu mais de 120 pessoas, foram apresentadas as bases conceituais do Plano Diretor, instrumento que orienta o desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico da cidade, além das etapas previstas para a atualização do documento atualmente em vigor. A proposta é que a revisão seja construída ao longo de 2026, considerando as transformações recentes do município e os desafios projetados para os próximos anos.

A programação contou com a participação do subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, representando o Governo do Estado, e do vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Guararema, Odvane Rodrigues; além de Faviana Okamoto, Laís da Costa Manso Nabuco de Araújo e Moirá Casttro, representantes da FESPSP, e Sandra Regina Olivieri, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, que coordena a comissão interna responsável pelo acompanhamento do processo no âmbito da Prefeitura.

Após falas de introdução e boas vindas, José Police Neto abordou a importância de um Plano Diretor, bem como o que este documento representa para toda uma comunidade. E as representantes da FESPSP conduziram detalhada apresentação sobre o andamento do processo, destacando a experiência, a metodologia e o compromisso da instituição com o planejamento urbano qualificado e participativo. Elas também evidenciaram as conquistas recentes de Guararema e os fatores que garantem a qualidade de vida dos munícipes, falaram sobre tendência de crescimento ordenado e necessidade de planejamento para as próximas décadas, explicaram o que é, como funciona e como é feito um Plano Diretor e deram exemplos práticos de textos propositivos bem construídos a partir de parcerias sólidas entre sociedade civil e poder público.

Em outras palavras, foi detalhado o desenvolvimento da revisão do Plano Diretor de Guararema, com foco na metodologia adotada e nas etapas de diagnóstico, análise e formulação de propostas, além do diálogo previsto com todas as secretarias municipais. Também foram apresentadas as estratégias de participação popular, que incluem encontros presenciais com moradores em datas e locais estratégicos da cidade, além de espaços de escuta ao longo do processo – que terá toda a documentação, convites e demais arquivos disponibilizados em guararema.sp.gov.br/plano-diretor.

A participação dos moradores foi destacada como elemento central da revisão, permitindo que representantes da sociedade civil e demais interessados contribuam com sugestões, apontamentos e percepções sobre o desenvolvimento de Guararema. O objetivo é garantir que a revisão do Plano Diretor reflita as necessidades atuais do município e oriente o crescimento da cidade de forma planejada e sustentável.
Para o primeiro encontro, a Estação Literária se viu lotada, e além de representantes de diversos conselhos, comissões, entidades e instituições, como OAB e Unidade Regional de Ensino, participaram autoridades policiais como a 1ª Tenente PM Gabriela Porfírio, comandante da Base do Corpo de Bombeiros local, e Fábio Leandro Matos, da mesma corporação.

Participaram também os vereadores de Guararema André Aparecido Alves de Araújo, que falou em nome da Câmara Municipal, André Augusto de Oliveira, e Pedro Gabriel do Prado, assim como o vereador licenciado e atual secretário municipal de Gabinete Irineu Claudio Leite. E ainda os secretários municipais Edson Roberto Pinto de Moraes e o adjunto e ex-vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga, de Segurança Pública e Transporte; Anderson Moreira Bueno, de Assuntos Jurídicos; Vanderlon Gomes e a adjunta Monike Cáfaro, de Desenvolvimento Social e da Longevidade; Juliana Leite e o adjunto Luan Aparecido de Oliveira, de Administração; Carlos Eduardo Borges Libertucio, de Finanças e Orçamento; Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, de Educação; Daniele Tenório, de Gestão e Planejamento Estratégico do Governo e Arrecadação e Tributação; Lúcio André Travnisk de Souza, adjunto de Arrecadação e Tributação; Shauy Youssef, de Tecnologia e Inovação; Laerte Moreira Junior e Karla Ruiz, adjuntos de Saúde; Eduardo Theodoro Sanchez Silva, adjunto de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida; e Evandra Franco de Melo, adjunta de Emprego e Desenvolvimento Econômico.