Guararema comemora 124 anos de desenvolvimento, história e cultura

Nesta terça-feira (19), quando é celebrado o aniversário da cidade, é tempo de comemorar, de conhecer, explorar e aprender sobre Guararema

Tudo começou em 1875, quando Dona Laurinda doou um quinhão de terra à ex-escrava Maria Florência. Nascia ali, na capela erguida por ela em devoção à São Benedito, Guararema, a cidade que nesta terça-feira, 19 de setembro, faz aniversário, que comemora 124 anos de emancipação política, de desenvolvimento e de ampla bagagem histórica e cultural.

O portal Terra Guararemense, que fica na entrada do município, traduz com excelência o que está sendo comemorado. Para além dos belos pontos turísticos e dos mais altos índices em Educação, Segurança Pública e outras áreas, é tempo de celebrar a natureza, a religiosidade e a tradição do povo guararemense, sobretudo a influência dos povos nativos, que muito influenciaram os costumes locais.

Guararema, em tupi guarani, significa “Pau D’Alho”, a árvore-símbolo do município. E isso não é por acaso. Nas águas do Rio Paraíba do Sul, as canoas indígenas contemplavam as exuberantes folhas destas árvores, da mesma forma com que hoje inúmeros turistas o fazem, no Recanto do Américo.

Já na Freguesia da Escada, com uma igreja sendo o marco inicial do povoamento, é possível observar as raízes da época de Maria Florência, que deu início a um vilarejo. E em diferentes pontos é fácil se encantar ao observar as características muito bem preservadas de uma imponente estrada de ferro, que já recebeu trens de passageiros e continua cruzando a cidade à margem de exuberantes paisagens.

Tudo isso é Guararema, assim como as mais tradicionais manifestações culturais, como a cavalhada e as festas religiosas. Também são Guararema os clássicos personagens, sejam os que já se foram ou os que ainda estão por aqui, mantendo viva a memória local, assim como as áreas rurais, a produção agrícola e cada canto da cidade, de Norte a Sul.

Nesta terça-feira, 19 de setembro, feriado municipal em celebração ao aniversário da cidade, é tempo de comemorar, de conhecer, explorar e aprender sobre Guararema. É oportunidade de permitir que o povo guararemense surpreenda pela boa hospitalidade, pelas incríveis histórias, pela bagagem cultural e pelo sorriso no rosto.

A Prefeitura convida a todos para visitarem, conhecerem, amarem e compartilharem Guararema.