Carreta Mulheres de Peito realiza mamografias por demanda espontânea em Guararema
Unidade móvel do Governo do Estado de São Paulo permanece no município entre 20 e 31 de janeiro, com atendimento gratuito
Guararema receberá a Carreta Mulheres de Peito, programa do Governo do Estado de São Paulo voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Em parceria com a Prefeitura de Guararema, a unidade atende no município entre os dias 20 a 31 de janeiro, oferecendo exames de mamografia gratuitos às mulheres, sem necessidade de agendamento prévio.
O atendimento será realizado por demanda espontânea e com distribuição diária de senhas por ordem de chegada na Área de Lazer “Professora Luana Bernardo José dos Santos”, onde costuma ser realizada a feira livre do bairro Nogueira, na Alameda Vereador Paniágua, s/n.
De segunda a sexta-feira serão disponibilizadas até 50 senhas por dia, com atendimento das 8 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8 às 12 horas, com a distribuição de até 25 senhas. Em todos os casos, o exame é realizado no mesmo dia do atendimento.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, mulheres com idade entre 50 e 74 anos podem realizar o exame mediante apresentação de documento de identidade (RG) e Cartão SUS. Já mulheres entre 35 e 49 anos, assim como aquelas com 75 anos ou mais, devem apresentar pedido médico do SUS, além do RG e do Cartão SUS. Nos casos em que a paciente não possuir o pedido médico, o documento poderá ser disponibilizado no próprio local, conforme avaliação da equipe de saúde.
Após a realização do exame, as pacientes recebem as imagens impressas no mesmo momento. O laudo médico fica disponível em até 48 horas e pode ser acessado de forma online mediante login e senha que são fornecidos para acesso ao resultado via internet.
O programa Mulheres de Peito é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e segue as normas atualizadas de rastreamento do câncer de mama estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. Em situações em que o exame apresenta alteração, as pacientes são encaminhadas para serviços de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de exames complementares ou tratamento, conforme a necessidade.