Educação de Guararema realiza formaturas do Programa Bombeiro na Escola

Cerimônias acontecem na sede do Corpo de Bombeiros com participação de autoridades e animação do mascote Faísca

Educação de Guararema realiza formaturas do Programa Bombeiro na Escola

📸 - Warley Kenji - Comunicação/PMG

Assim como nos últimos anos, o Programa Bombeiro na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Corpo de Bombeiros, segue em 2025. Desta vez, com novidade: ao invés de acontecerem nas próprias unidades escolares, as cerimônias são realizadas na sede da corporação, na avenida Professor Lucas Nogueira Garcez, 365 – Centro.

Todas as turmas de alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino participam da programação, que vem sendo realizada desde agosto. Nesta quinta-feira (2) mais uma edição do evento de conclusão foi realizado, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, com a entrega de certificados, presença de autoridades municipais, participação da viatura de combate a incêndio e a animação do mascote Faísca, o cachorro símbolo dos Bombeiros.

“O Programa Bombeiro na Escola é de extrema relevância para a Rede Municipal de Ensino, pois contribui não apenas para a formação teórica dos alunos, mas também para o desenvolvimento de atitudes preventivas, conscientes e colaborativas. Por meio dessa iniciativa, preparamos nossas crianças para lidar com situações de risco, promovemos a cultura da prevenção e fortalecemos os vínculos entre a comunidade escolar e os serviços de segurança pública”, avalia a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

A iniciativa, implementada em Guararema em 2022, vai além do contato com a teoria e proporciona aos estudantes a vivência prática de maneira lúdica, resultando em um aprendizado eficaz que reflete para a vida de toda a comunidade.

Durante as aulas, os alunos aprendem sobre telefones de emergência, princípio do fogo, cuidados com o gás de cozinha, diferença entre animais venenosos e peçonhentos, formas de prevenção de acidentes no lar, no trânsito e em outros ambientes de risco. Também recebem orientações de primeiros socorros, como em casos de desmaios, convulsões e engasgamentos, além de conteúdos relacionados ao meio ambiente, com foco em incêndios em vegetação, enchentes e preservação de rios e córregos.