Guararema orienta mulheres sobre canais de apoio e enfrentamento à violência doméstica
Município reúne serviços da assistência social e da segurança pública para ampliar o acesso à denúncia, acolhimento e proteção
Guararema mantém uma rede de serviços voltada à informação, acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica, com atuação integrada entre áreas da assistência social e da segurança pública. Ao reforçar a divulgação desta rede em na campanha “Guararema no Combate à Violência contra a Mulher” que envolve distribuição de panfletos e publicações em redes sociais, a Prefeitura busca ampliar o acesso aos canais disponíveis no município e orientar os moradores sobre como e onde buscar apoio em casos de violência.
O material explica que a violência contra a mulher pode se manifestar de forma física, psicológica, moral ou sexual, e todas essas práticas são consideradas crime. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) estabelece medidas de proteção às vítimas e prevê ações para prevenir e combater a violência doméstica e familiar.
No município, o atendimento humanizado e acolhedor é realizado na Sala Lilás, localizada na Delegacia de Polícia, na rua Rangel Junior, 148, no Centro, espaço destinado à escuta qualificada e aos encaminhamentos necessários conforme cada situação.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado na rua Marcondes Flores, 189, no Centro, oferece orientação, acompanhamento e encaminhamento às mulheres vítimas de violência. O atendimento pode ser acessado pelo telefone (11) 4693-1060, além do Plantão CREAS, disponível pelo número (11) 95322-4124.
A atuação da Segurança Pública ocorre de forma integrada, com apoio do Centro de Segurança Integrada (CSI), contribuindo para resposta rápida e ampliação da proteção às vítimas, em articulação com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Já as denúncias podem ser feitas de forma gratuita e sigilosa pelos canais 180, da Central de Atendimento à Mulher, e 190, da Polícia Militar, além dos serviços municipais disponíveis para acolhimento e orientação.