Prefeitura de Guararema moderniza serviços públicos e amplia a conectividade em toda a cidade
Ao longo de 2025, Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação reforçou a estrutura digital em equipamentos públicos de diversos bairros e implementou novos sistemas internos
Pela campanha “Guararema 2025: trabalho que transforma, resultados que aparecem” a Prefeitura detalha avanços registrados pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação, que ao longo do ano coordenou diversos avanços que fortaleceram a estrutura digital da Prefeitura, tanto internamente, aos servidores, quanto para o acesso dos munícipes.
Exemplo dos avanços é a estrutura de Wi-Fi Público, que foi reforçada e passou a registrar média de 38 mil conexões mensais, consolidando Guararema como uma cidade conectada. A expansão da rede incluiu novos pontos de acesso, entre eles o recém-inaugurado Parque do Lago “Professora Aurea Maria Camargo Ramos” e todas as demais unidades públicas inauguradas ou reinauguradas ao longo do ano, como escolas municipais, equipamentos esportivos e sociais, garantindo conectividade, sistemas de operação e suporte técnico desde o início do funcionamento.
E não é só isso: o ano também trouxe melhorias para espaços educacionais e culturais. A Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” voltou a disponibilizar computadores ao público após a revitalização de todas as estações de trabalho, oferecendo melhores condições para estudo, pesquisa e atividades online. E os laboratórios de informática das escolas municipais passaram por manutenção, contemplando 33 equipamentos distribuídos entre as unidades “José Donizete de Paiva”, no bairro Chácaras Guanabara, “Domingos Lerario”, no Parque Agrinco, e “José Benedito dos Santos”, no Ipiranga.
A tecnologia também avançou no Paço Municipal, que recebeu atualização nos totens de autoatendimento. Agora os equipamentos permitem que o cidadão realize o cadastro inicial e a geração de senhas em poucos toques, contribuindo para fluxos de atendimento mais ágeis. Ao mesmo tempo, novos serviços eletrônicos estão sendo incorporados e processos digitais estão sendo redesenhados para oferecer uma experiência mais intuitiva e simplificada.
Já internamente a Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação seguiu com os atendimentos aos servidores, com conclusão de mais de três mil ordens de serviço, número superior ao ano anterior, o que evidencia a ampliação da capacidade técnica e do suporte às demais secretarias, garantindo o funcionamento de sistemas, redes e equipamentos essenciais à rotina dos serviços públicos.
O ano também foi marcado pela reorganização completa da rede interna de arquivos da Administração Municipal, adequando processos à nova estrutura organizacional, aprimorando o compartilhamento de informações e fortalecendo a governança digital. A atualização envolveu todas as secretarias e contribuiu para um ambiente de trabalho mais seguro, padronizado e integrado.
Aos servidores também foram proporcionadas novas ferramentas internas que fizeram a diferença: a nova Wiki Institucional, que centraliza manuais e orientações, e a Intranet Municipal redesenhada, com e-mail corporativo, sistemas administrativos, legislação e demais recursos de uso diário. Aliadas a outras soluções, como a implantação de ferramentas em nuvem, atualização dos e-mails institucionais e adoção de plataformas colaborativas como Office 365 e Microsoft Teams, as soluções representam um avanço significativo na digitalização interna e no acesso organizado a informações.
O avanço também excede o mundo digital, já que, em parceria com o Sebrae-SP, a Secretaria promoveu capacitações sobre inovação e gestão pública, reunindo mais de 50 servidores em formações voltadas ao aprimoramento de práticas administrativas, novas tecnologias e compras públicas de inovação.