Ouvidoria Municipal de Guararema recebe reclamações, solicitações, denúncias e sugestões

Órgão que será acompanhado pelo Conselho Municipal dos Usuários de Serviços Públicos (Comusp) de Guararema atende por e-mail, site, telefone e pessoalmente

A Prefeitura de Guararema quer ouvir os cidadãos, e por isso criou a Ouvidoria Municipal, canal oficial para o registro de reclamações, pedidos de informação, solicitações, denúncias e sugestões, que tem opções facilitadas de contato.

A população pode enviar um e-mail para ouvidoria@guararema.sp.gov.br, fazer um comentário pelo formulário online disponível em https://guararema.sp.gov.br/ouvidoria-municipal/ ou ligar para o telefone (11) 4693-8000 – Ramal 8140, que conta com atendentes especializados. E conforme consta na Lei Municipal nº 3406/2021, os cidadãos também podem ser atendidos pessoalmente no Paço Municipal, ao número 35 da Praça Coronel Brasílio Fonseca.

“Entendemos que, quando as pessoas falam, Guararema melhora. Por isso, a Prefeitura está à disposição para ouvir e entender as mais diversas situações, para então elaborar estratégias de como agir para solucionar problemas, melhorar e entregar sempre mais, com mais velocidade e eficiência”, avalia o prefeito Zé, que constantemente avalia os acompanhamentos feitos pela Ouvidoria.

Vale lembrar que este trabalho complementa outros canais de atendimento. Ou seja: a população deve, antes de ir à Ouvidoria, abrir solicitação nos canais Fale Conosco, Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) ou protocolo na secretaria correspondente.

O prazo para resposta da Ouvidoria, conforme Decreto Municipal nº 4268, de 16 de dezembro de 2022, é de até 30 dias, prorrogável, de forma justificada, uma única vez, por igual período.

“A Ouvidoria Municipal é um canal de diálogo entre os usuários dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Guararema, com o objetivo de garantir que as demandas da população cheguem às Secretarias Municipais, visando a melhoria contínua. Uma instituição sólida garante um canal para a gestão participativa, no qual o usuário poderá ser ouvido, ter suas demandas registradas e uma resposta oficial”, traz a descrição do canal.

Conselho Municipal acompanhará a Ouvidoria

Foram prorrogadas e estão abertas até 16 de junho as inscrições para o Conselho Municipal dos Usuários de Serviços Públicos (Comusp) de Guararema, órgão que acompanhará a prestação e avaliação dos atendimentos, a partir da Ouvidoria Municipal.

“O Comusp é um órgão popular que garante a participação dos usuários no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços públicos municipais, com caráter consultivo, respeitando os aspectos legais e sua competência, com gestão e acompanhamentos realizados pela Ouvidoria Municipal”, consta no edital de chamamento público 01/2023, disponível no portal da transparência, em https://guararema.sp.gov.br/cidadao/transparencia/.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@guararema.sp.gov.br e valem para representantes ou profissionais da área de Educação; de entidades, associações profissionais e/ou conselhos; de engenharia ou arquitetura; do setor da Saúde; de assistência social e/ou psicologia; de associações de bairros ou grupos representativos de movimentos sociais.