Prefeitura de Guararema celebra o empenho de todos os trabalhadores com dados positivos de empregabilidade

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Guararema homenageia a todos os trabalhadores, desde quem está no primeiro emprego a quem já domina um ofício, seja no Comércio, na Indústria, no setor de Serviços ou em qualquer outro segmento

Um dia inteiro para homenagear quem faz a economia girar, para reconhecer o esforço de quem produz, para enaltecer a todos que exercem as mais distintas profissões. Assim é o Dia do Trabalhador, o feriado de 1º de maio, celebrado em todo o Brasil. Em Guararema não é diferente. Nesta data, a Prefeitura de Guararema homenageia a todos os trabalhadores, desde quem está no primeiro emprego a quem já domina um ofício, seja no Comércio, na Indústria, no setor de Serviços ou em qualquer outro segmento.

Este reconhecimento de todos os trabalhadores se reflete em dados. Desde 2021, a Prefeitura de Guararema já ofereceu 132 cursos profissionalizantes e mais de 50 cursos superiores em parceria com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e também formações técnicas em parceria com a Escolas Técnicas Estaduais (Etec). Neste período, mais de 1,4 mil pessoas já se formaram nas aulas ministradas pelas instituições já citadas e também pelo Senai, SRJ, Senar e Sebrae.

Os dados de emprego também são positivos. Entre 2021 e 2024, o Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT) de Guararema já ofertou mais de 2,1 mil vagas de emprego, com a contratação de mais de 1,1 mil pessoas.

E a Prefeitura Municipal também oferece suporte aos empreendedores. A Sala do Empreendedor, que está instalada na Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, já realizou a abertura de mais de 1,4 mil empresas e mais de 1,2 mil Microempreendedores Individuais (MEIs).

Todos os detalhes estão disponíveis em www.guararema.sp.gov.br, onde todos os trabalhadores, dos bairros Norte a Sul, podem encontrar diversos serviços. São soluções pensadas para reconhecer a dedicação de todos os trabalhadores, dos bairros Norte a Sul, para pessoas como o jovem Lucas Kauan, morador do bairro Ipiranga que hoje aproveita a primeira oportunidade de emprego após ter passado pelo Programa Jovem em Foco, da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico; e também para pessoas como André Kiel, jovem morador da Freguesia da Escada, que hoje estuda Administração e aproveita a primeira oportunidade de emprego em uma indústria local graças ao Programa Jaguar, da mesma secretaria.

Também para gente como a Silvia Cardoso, do bairro Lambari, que encontrou no Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT) de Guararema a oportunidade que precisava para se reposicionar no mercado de trabalho; e como Cristiane Targino, que reside no bairro Nogueira, se especializou na Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza” e conseguiu uma promoção no emprego.