Prefeitura de Guararema conclui entrevistas do Censo Municipal 2023

Em dois meses e meio, recenseadores visitaram 11 mil domicílios, coletando dados e informações que ajudarão a priorizar investimentos e agilizar o desenvolvimento da cidade

O Censo Municipal 2023, promovido pela Prefeitura de Guararema, está concluído. Em dois meses e meio, recenseadores percorreram as ruas da cidade no esquema de “porta a porta” para ouvir todos os cidadãos e coletar dados que serão não apenas importantes como determinantes para o futuro do município.

Entre 1º de março e 18 de maio, a equipe formada por 20 entrevistadores, dois coordenadores e um motorista percorreu todas as ruas da cidade, desde o Centro até os bairros da região Norte, as áreas da região Sul e também os pontos rurais.

Isso quer dizer que todos os 32 bairros de Guararema foram incluídos no programa, totalizando 10.530 entrevistas realizadas e mais de 11 mil domicílios visitados. E a partir de agora tem início a etapa de análise das respostas.

O questionário digital, preenchido em cerca de 15 minutos em um tablet, contém 40 perguntas sobre temas diversos, inclusive abastecimento de água e destino de lixo e esgoto. As principais questões são sobre serviços oferecidos pela Prefeitura, como utilização de transporte público, equipamentos de saúde, cultura, turismo, educação infantil e fundamental.

Todo o processo foi marcado pela boa receptividade da população, que foi previamente notificada sobre a passagem da equipe, entendeu a proposta do Censo e participou ativamente, inclusive fazendo o agendamento do atendimento quando necessário.

“Agradecemos a todos que participaram e responderam com seriedade o questionário. Temos em mãos um banco de dados com informações que já estão sendo analisadas e vão apontar em quais áreas precisamos investir primeiro, ou quais serviços precisamos melhorar”, diz o prefeito Zé, que é defensor do uso de tecnologias enquanto ferramentas para o desenvolvimento.

“O Censo Municipal nos possibilita entender melhor as demandas e necessidades de cada um dos bairros da cidade, o que permite que sejam traçadas estratégias pontuais. Estamos, todos juntos, prefeitura e população, desenhando o futuro de Guararema”, finaliza ele.

Os guararemenses e moradores que participaram, além de responder às questões objetivas, puderam escrever críticas, sugestões, elogios e/ou reclamações em um espaço livre. Todos os apontamentos serão avaliados e considerados para a melhoria constante na qualidade de vida, maior oferta oportunidades e ampla promoção de agilidade na prestação de serviços.

Vale lembrar que a pesquisa é sigilosa, ou seja, os dados coletados junto aos moradores estão armazenados em um servidor de forma totalmente segura. Aliás, segurança é a palavra que define toda a campanha, já que os entrevistadores foram às ruas devidamente identificados com camiseta, boné, colete e crachá com QR Code que podia ser escaneado pela população, para a conferência de identidade.