Prefeitura de Guararema esclarece dúvidas dos moradores sobre o combate à dengue

Em vídeo nas redes sociais, Secretaria Municipal de Saúde responde a perguntas sobre temas como nebulização e sintomas da doença

Nebulização, fumacê, fiscalização porta a porta, ações nos bairros e nas Unidades de Saúde. A Prefeitura de Guararema segue com todas essas ações de combate à dengue, e também reforça a divulgação de conscientização sobre o tema nas redes sociais. Em um vídeo disponível no Facebook e no Instagram, a Saúde de Guararema responde a algumas das perguntas mais frequentes relacionadas à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Uma das questões é sobre a nebulização. Em comentários e também diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, muitos munícipes perguntam porque a nebulização não passa em todos os bairros. A resposta é positiva: é seguido um protocolo, com a realização do procedimento na residência de pessoas infectadas e também no entorno, em um raio de 150 metros. Ou seja: se a aplicação de inseticida não passou em determinado bairro, não há casos de dengue confirmados por lá.

Outra pergunta é sobre a fumaça utilizada na nebulização, que não é prejudicial à saúde, e sim aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e disponibilizada pelo Ministério da Saúde. O produto utilizado é projetado especificamente para matar os mosquitos adultos, e é utilizado conforme instrução do fabricante, sempre por equipe capacitada.

O vídeo também contém esclarecimentos sobre o atendimento médico: em caso de sintomas como dor no corpo, nas articulações, febre, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça e atrás dos olhos, os moradores devem imediatamente procurar a Santa Casa de Misericórdia.

Com a ação, a Prefeitura de Guararema objetiva levar cada vez mais informação aos moradores, que têm um papel fundamental no combate à dengue: evitar que haja água parada dentro de casa,  consequentemente impedindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todo o município.