Prefeitura de Guararema incentiva descarte correto de embalagens de agrotóxicos

Produtores rurais entregaram mais de duas mil embalagens à Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, que repassou o material para destinação adequada por meio de empresa especializada

Nesta terça-feira (16) a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico promoveu uma campanha de coleta de embalagem de agrotóxicos com produtores rurais no bairro Parque Agrinco. O objetivo é dar destinação correta à produtos que demoram mais de 100 anos para se decompor, fazendo com que o setor agro do município seja cada vez mais sustentável e ecologicamente correto.

Ao todo, mais de dois mil itens foram coletados, sendo 1.044 unidades de embalagens plásticas, pesando aproximadamente 360 quilos, e mais aproximadamente 170 quilos de materiais flexíveis, papelão e tampas.

Os produtores rurais foram incentivados a fazer a entrega dos itens e receberam um certificado que comprova o descarte correto dos mesmos.
Com intermediação da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, a coleta foi feita por uma empresa especializada, que dará a destinação adequada para cada item. Para tanto, as embalagens de agrotóxico foram entregues já vazias, higienizadas com o processo de tríplice lavagem e perfuradas, para evitar o reuso.

Além de demorar mais de 100 anos para se decompor, quando dispensadas em lixo comum as embalagens de agrotóxicos trazem riscos ao meio ambiente, como a contaminação da água e do solo sendo prejudicial a todos os seres vivos.

Mais informações sobre o descarte correto estão disponíveis com o setor de Agricultura da Prefeitura de Guararema pelos telefones (11) 4693-1717, (11) 4693-1432 e (11) 4693-5478.