Rede Municipal de Ensino de Guararema retoma atividades do Programa Visitando Museus

Na última semana de abril, as mais de 440 crianças do 2º ano de todas as escolas municipais visitaram o Museu Catavento; próximos passeios serão com os alunos do 1º ano, no Museu da Imaginação

Um dos momentos mais esperados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema chegou: a retomada dos passeios do Programa Visitando Museus. Entre os últimos dias 23 e 26 de abril, as mais de 440 crianças do 2º ano de todas as escolas municipais visitaram o Museu Catavento, acompanhadas de professores, monitores e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Os passeios aconteceram no período da manhã, com início às 7 horas nas unidades de ensino, onde os alunos tomaram café da manhã e seguiram de ônibus para São Paulo. No trajeto de retorno à Guararema, as crianças receberam um nutritivo kit-lanche, composto por pão com queijo, suco, biscoito e maçã.

Espaço repleto de atrações e com muitas oportunidades de aprendizado, o Catavento Espaço Cultural da Ciência, que fica na Capital, é dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada um destes ambientes traz diversas instalações interativas e curiosidades, com acesso a inúmeros conhecimentos.

As crianças que visitaram a seção Universo puderam conferir instalações sobre a origem do Universo, sua evolução, a formação da Terra e o céu. Enquanto isso, os pequenos que percorreram a seção Vida aprenderam sobre a origem da Vida no Planeta Terra, sua evolução e diversidade.

Já no roteiro Engenho foi apresentado o que o Homem descobriu em Física e Química e o que desenvolveu com engenhosidade, incluindo luz e óptica, mecânica, eletromagnetismo, som, calor e motores. E no percurso pela seção Sociedade foi possível discutir sobre temas como igualdade racial, preservação do meio ambiente e outros assuntos de extrema relevância para a sociedade atual.

“A Secretaria de Educação reforça seu compromisso com a Educação guararemense, investindo em vivências e aprendizagens variadas, dentro e fora das quatro paredes da sala de aula, para que, de fato, os alunos sejam os maiores beneficiados no processo de aprendizagem e possam impactar toda comunidade escolar por meio das experiências vividas”, afirma a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Assim como na última edição, realizada em 2023, ao final do passeio todas as crianças ganharam um presente muito especial: um cata-vento. Oferecido em alusão ao nome do Museu, o brinquedo imita a técnica dos moinhos de vento, aproveitando a força do vento para fazer girar suas ‘pás’.

Programa Visitando Museus
O Programa Visitando Museus, da Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve início em 2023 e objetiva o contato dos alunos do Ensino Fundamental com espaços, localizados na cidade de São Paulo, voltados à Educação e Cultura.

No Programa, todos os alunos do Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano) visitam museus, sendo que cada ano escolar conhece um local específico, onde exercitam o olhar e vivenciam um aprendizado leve e dinâmico.

Os equipamentos selecionados criam oportunidades de diálogo entre o que acontece nas escolas e o que ocorre fora delas, além de serem uma excelente forma de aprofundamento, incentivo à curiosidade, ao pensamento crítico e ao raciocínio lógico das crianças.

As próximas turmas que participarão do Programa Visitando Museus serão os 1º anos, que conhecerão o Museu da Imaginação, agora em maio.