Reserva do Bicudinho

O Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho é um parque de conservação ambiental com área equivalente a 2,5 mil campos de futebol, criado para proteger e recuperar seus recursos hídricos, fauna e flora. A reserva é lar do Bicudinho-do-Brejo-Paulista, ave símbolo de Guararema, muito rara e ameaçada de extinção. A reserva ainda não está aberta para visitação pública, reservada a profissionais ligados ao estudo da fauna e flora locais.

Reserva do Bicudinho

Guararema está inserida na reserva da Biosfera do cinturão Verde da Cidade de São Paulo, integra a APA Mananciais do Vale do Paraíba do Sul e APA Serra do Itapeti. Em 2019, foi criada no município o “Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho”, uma unidade de conservação ambiental de categoria refúgio de Vida Silvestre. Com 2.372 hectares, o refúgio objetiva proteger e recuperar os recursos hídricos, a fauna e flora presentes na Bacia do Ribeirão Putim, bem como a área de ocorrência do Bicudinho-do-Brejo-Paulista – ave endêmica e criticamente ameaçada de extinção -, assim como o sagui-da-serra-escuro, pequeno

primata presente nesse perímetro e igualmente ameaçado de extinção.

A reserva ainda não possui infraestrutura para visitação, sendo hoje frequentada por biólogos e outros profissionais ligados ao meio ambiente, com foco em estudos acadêmicos da fauna e flora local.