RIO PARAÍBA DO SUL

RIO PARAÍBA DO SUL

Considerando sua nascente mais afastada da foz, o Rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, com o nome de Rio Paraitinga, recebendo o nome Rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.320 Km, desde a nascente do Rio Paraitinga até a foz em Atafona (São João da Barra), no Norte Fluminense.

O rio também é conhecido por sua importância histórica. Foi caminho dos Bandeirantes para chegarem à Freguesia da Escada, bairro que deu origem à história de Guararema, e que facilitou o cultivo de café, cana-de-açúcar e pêssego na região. Nele também foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1717, dando origem à peregrinação de romeiros ao Santuário de Aparecida do Norte, destino final de ciclistas e peregrinos da Rota da Luz, da qual Guararema faz parte.

O Paraíba do Sul é cercado pelas belezas da Mata Atlântica e é palco de atividades náuticas de turismo e de esportes. Seu percurso conta ainda com três dos principais cartões postais da cidade: o “Pontilhão”, construído com a chegada da ferrovia em 1910, o “Recanto do Américo” (Pau D’Alho) e a “Ilha Grande", parques ricos em beleza e diversidade de espécies da flora e da fauna.