1. Centro Artesanal Dona Nenê

R. Padre Cornélio – Centro (11) 4695-1793 e (11) 4695-4972

1. Centro Artesanal Dona Nenê

O Centro Artesanal “Dona Nenê” foi construído pela Prefeitura Municipal com intuito de proporcionar, aos artesãos guararemenses, oportunidades de comercialização de seus produtos.

O espaço de 70m², coberto e climatizado, supera a expectativa de munícipes e turistas.

O público vai encontrar produtos típicos de Guararema, feitos com materiais da região como madeira, bambu, cerâmica e materiais reciclados, além de peças criativas que representam as tradições e pontos turísticos do município.

História

A implantação da Gestão do Centro Artesanal Dona Nenê se iniciou em 2011 e foi estabelecida em 2012, por meio de Lei e Decreto Municipal.

Todos os artesãos se formalizaram como MEI – Microempreendedores Individuais, sendo este um dos pré-requisitos para trabalhar no local.

Antes da construção do Centro Artesanal pela Prefeitura em 2011, os artesãos realizavam feiras na Praça da Matriz, tendo que conviver com as intempéries como chuva, frio e calor,

bem diferente de hoje, cujo espaço é coberto, seguro, bem localizado e climatizado. Os artesãos trabalham uniformizados e com escala de trabalho definida entre eles.

A Prefeitura também oferece capacitações gratuitas, em parceria com entidades como o Senar, Sebreae, dentre outras. São oficinas técnicas que ajudam os artesãos a abrir seus horizontes para a criatividade, melhorar suas técnicas e incentivar a produção de um artesanato com tipicidade, que leve o nome e a arte de Guararema para outros lugares, divulgando a produção criativa dos artesãos.

A Gestão do Centro Artesanal pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, busca oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local através de uma economia criativa.

Você sabia?

Desde 2015 a profissão de artesão é regulamentada pela Lei Federal n° 13.180, e todos os artesãos do Centro Artesanal são formados como Microempreendedor Individual – Mei, além de possuírem o cadastro estadual e nacional de categoria.

Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello
R. Padre Cornélio, s/n – Centro