IGREJA NOSSA SENHORA DA ESCADA

A primeira capela do arraial foi construída em 1652 pelos colonos e indígenas, orientados pelos jesuítas. Já em 1732, devido à má conservação, ela foi demolida. Com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos franciscanos, em 1734, que ergueram uma nova igreja e um alojamento anexo, que passou a funcionar como convento.

O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema.

Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), no dia 25 de janeiro de 1941 e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Em 1982, a Igreja passou por mais uma reforma e, desta vez, construiu-se a Praça Salvador Lemes Cardoso, ampla área em frente à igreja com alguns bancos e árvores.

Você sabia?

Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão e pau a pique. O conjunto representa um padrão arquitetônico dos primeiros séculos de colonização do Brasil.

Essa é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.

No centro da igreja está enterrado o frei José de Santa Bárbara Bittencourt, um dos religiosos que comandaram a igreja, falecido em 1890.

Praça Salvador Lemes Cardoso – Freguesia da Escada

Ter a sáb: das 9h às 17h

Dom: das 11h às 17h

Banheiros