VILA DE
LUÍS CARLOS

Vila ferroviária histórica, com estação construída em 1914 e casas da década de 1920, tombadas pelo município por seu valor histórico e artístico, que abrigam empreendimentos turísticos como cafeteria, cervejaria, sorveteria, restaurantes e lanchonetes. Aos finais de semana a vila recepciona os passageiros do trem turístico, com toda infraestrutura necessária para atendê-los, dentre elas, o Centro de Atendimento ao Turista e outras atrações culturais que acontecem ao longo do ano.

Compõe o conjunto histórico a Igreja de São Lourenço, construída em 1906, graças às doações de famílias tradicionais da região, em homenagem ao santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesca ou Valência. A Festa em homenagem a São Lourenço é celebrada em 10 de agosto.

A Vila integra o Patrimônio Histórico Ferroviário de Guararema e é um dos atrativos da cidade.

Você sabia?

O Núcleo Turístico de Luís Carlos, carinhosamente chamada de Vila de Luís Carlos, já foi cenário de filmes de faroeste como “Gregório 38”, “Gregório Volta para Matar” e “Sangue em Santa Maria”. Outro filme gravado na Vila e que teve a participação de Tonico e Tinoco foi “O Menino Jornaleiro”. Atualmente foi cenário de novelas da Globo como “Sol Nascente”, do SBT, Longa Metragem sobre o médium Divaldo Franco, e a minissérie Mauá – O Primeiro Gigante, uma Coprodução do History com a Boutique Filmes, além de outras produções.

Mais informações

Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo, s/n – Luiz Carlos

(11) 4693-6033 e (11) 4693-8014

Horários de Funcionamento

Comércio (horários flexíveis)

Sáb, dom e feriados: das 9h às 17h

Banheiros

Todos os dias: das 8h às 20h

Centro de Atendimento ao Turista

Sáb, dom e feriados: das 10h às 18h