ARBORIZAÇÃO URBANA

A arborização possui extrema importância nos centros urbanos, sendo responsável por inúmeros benefícios ambientais e sociais que auxiliam na qualidade de vida nas cidades e também na saúde física e mental da população. “As árvores, os arbustos e outras plantas menores e no seu conjunto constituem elementos da estrutura urbana. Caracterizam os espaços da cidade por suas formas, cores e modo de agrupamento; são elementos de composição e de desenho urbano ao contribuir para organizar, definir e até delimitar esses espaços” .

A arborização urbana é o conjunto de áreas públicas ou privadas com vegetação predominantemente arbórea ou em estado natural que uma cidade apresenta, incluindo as árvores das ruas, avenidas, parques públicos e demais áreas verdes.

Além de ser um serviço público, a arborização urbana é um patrimônio que deve ser conhecido e conservado para as futuras gerações, pois traz muitos benefícios ao homem, como proporcionar um melhor efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteger e direcionar o vento, amortecer o som, amenizar a poluição sonora, melhorar a qualidade do ar e preservar a fauna silvestre.

IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA:

Árvores são as plantas de maior porte existentes no planeta, por sua magnitude, são sempre notadas e admiradas, destacam o ambiente e servem como pontos de referência em nossos deslocamentos diários. 

São fundamentais por contribuírem efetivamente na melhoria da qualidade de vida da população, através de seus efeitos diretos e indiretos, fisiologicamente, a arborização urbana contribui para a melhoria do meio ambiente urbano através da amenização da poluição sonora, melhora a qualidade do ar através da retenção de particuladas da atmosfera, fixar gases tóxicos, reduzem a velocidade dos ventos – via barreira física . 

Auxiliam na manutenção da qualidade ambiental, atuando principalmente nas condições microclimáticas da região, funcionando como termorreguladores amenizando a radiação solar, diminuindo a temperatura e aumentando a umidade.

 Em períodos chuvosos, retarda a chegada da água nos sistemas pluviais reduzindo consideravelmente a velocidade e grau das enchentes, facilitando a infiltração de água no solo e ajuda a regular o balanço hídrico do local.

As arbóreas exercem uma função ecológica, através do controle de pragas, conservação a flora nativa da região, servem de refúgios à fauna remanescente, aumentam a biodiversidade, embelezam as vias públicas, melhoram a parte estética dos centros urbanos e beneficiam a saúde e bem-estar do ser humano combatendo o estresse cotidiano.

E funcionam como mecanismo para programa de educação ambiental, através da aplicação de diversas atividades lúdicas a serem realizadas fora do ambiente escolar .

ESPAÇO ÁRVORE:

“Espaço Árvore“ é a área permeável no entorno da árvore proporcionando um desenvolvimento adequado das mesmas, permitindo a infiltração de água e a aeração do solo, visando, principalmente, atender aos critérios de acessibilidade, espaçamento adequado e porte da espécie escolhida.

RESEDÁDEDALEIROIPÊ-ROXOIPÊ-DE-EL-SALVADORMANACÁPALMEIRA REALJERIVÁQUARESMEIRAIPÊ-AMARELO-CASCUDO, IPÊ-DO-MORRO, AIPÉ, IPÊ-TABACOIPÊ-ROSAALECRIM-DE-CAMPINASPAINEIRAPATA-DE-VACASIBIPIRUNAAMENDOIM-BRAVOPINHEIROARAÇÁ –  GOIABEIRAPITANGUEIRA –  IPÊ-BRANCO

PRINCIPAIS LEGISLAÇÕES E DOCUMENTOS

Lei Municipal nº3220/2017 – Dispõe sobre a Arborização Urbana no Município de Guararema e dá outras providências 

Guia de Arborização Urbana do Município de Guararema 

REQUERIMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE PODA, SUPRESSÃO OU PLANTIO EM DOMÍNIOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Requerimento – Poda, Supressão e Plantio – DM